Pará

Helder assina ordem de serviço para Usina da Paz em Abaetetuba

Em agenda na região de Integração do Tocantins, nesta terça-feira (16), o governador Helder Barbalho anunciou as obras da 14ª UsiPaz no Pará. Foto: Ag. Pará
Em agenda na região de Integração do Tocantins, nesta terça-feira (16), o governador Helder Barbalho anunciou as obras da 14ª UsiPaz no Pará. Foto: Ag. Pará

A assinatura da ordem de serviço ocorreu, no início da tarde desta terça-feira (16), com a presença do governador Helder Barbalho; da vice-governadora Hana Ghassan; da prefeita Francineti Carvalho; do secretário de articulação da cidadania, Igor Normando; entre outras autoridades estaduais e municipais.

“A Usina da Paz é uma rede de proteção à sociedade, em que, aqueles que mais precisam, podem ser vistos pelo poder público. Ela tem esse papel, de cuidar das pessoas, das famílias, de oferecer serviços fundamentais para promover a cidadania e, com isto, além do cuidar social, há a redução da criminalidade das cidades do nosso Estado. Este é um programa que deu certo onde foi implantado e agora está chegando em Abaetetuba”, informou o governador Helder Barbalho.

Com mais de 70 serviços intersetoriais das secretarias estaduais e órgãos parceiros, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes, as Usinas da Paz são caracterizadas por serem um grande e moderno complexo comunitário, se tornando referência como modelo de política pública social e de cidadania.

“Assim que a obra for concluída, os cidadãos da região poderão usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, espaço para teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento. Todos os serviços são gratuitos”, pontuou Igor Normando, titular da Seac, órgão responsável por coordenar o projeto..

A vendedora Benedita Lima Rocha, trabalha bem próximo do terreno de onde será construída a UsiPaz e ficou animada ao saber da chegada do projeto.

“No meu ponto de vista, vai trazer muitos benefícios para a nossa população. Fiquei sabendo que vai ter cursos, né? Para jovens, gerando mais emprego e renda, então a nossa expectativa é grande”, pontuou.

“Estou muito feliz! É uma coisa imensa que o governador está fazendo para o nosso município de Abaetetuba, a pérola do Tocantins, para fortalecer cada vez o nosso povo, principalmente os jovens que precisam muito”, comentou o ambulante Charles Cruz.

Parceria – As obras serão executadas pela empresa Vale, em uma área localizada na Rodovia Dr. João Miranda, no portal da cidade. As etapas de topografia e sondagem do terreno já foram iniciadas.

Atualmente, estão em funcionamento nove complexos no Estado, a UsiPaz Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua; a UsiPaz Cabanagem, em Belém; a UsiPaz Antônia Corrêa, no bairro Nova União, em Marituba; a UsiPaz Padre Bruno Sechi, instalada no bairro do Bengui, também em Belém; as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, desde maio e junho, respectivamente; e UsiPaz Jurunas/Condor; a UsiPaz Terra Firme; e a mais recente a UsiPaz Guamá, também na capital do Estado.

Estão em obra as UsiPaz de Altamira, Marabá e foram anunciadas recentemente, pelo governador, o início das obras em Bragança e Cametá.