CREDIBILIDADE TEM NOME E HISTÓRIA!

Há 43 anos, o DIÁRIO DO PARÁ é notícia em todas as plataformas

Nessas mais de quatro décadas, o DIÁRIO manteve seu compromisso com a inovação e com a qualidade da informação levada ao leitor.

Da primeira edição no longínquo 1982 até os dias de hoje, o DIÁRIO consolidou-se no mercado e no gosto do leitor.
Da primeira edição no longínquo 1982 até os dias de hoje, o DIÁRIO consolidou-se no mercado e no gosto do leitor. Foto: Carlos Rauda / Diário do Pará.

Era um domingo, dia 22 de agosto de 1982. Nesse dia chegava às mãos dos leitores paraenses a primeira edição do jornal DIÁRIO DO PARÁ, com a forte e inesquecível manchete: “Eleições Limpas!”. Era a materialização de um sonho do jornalista Laércio Barbalho, líder e mentor do projeto.

Hoje, exatos 43 anos depois, o jornal se consolidou com um dos três maiores jornais do Norte e Nordeste do país. E para marcar a data o jornal prepara uma edição especial para seus leitores e anunciantes que estará nas bancas e ruas a partir de amanhã.

E mesmo tantos anos depois o veículo mantém os mesmos ideais do seu fundador Laércio Barbalho e que foram levadas à frente pelo empresário Jader Barbalho Filho, atual ministro das Cidades: a busca incansável pela inovação e pela informação de qualidade, levando sempre aos leitores e anunciantes o que há de melhor e mais moderno no mundo nas áreas editorial e tecnológica no jornalismo impresso.

O jornal nasceu sob duas bases: a política, comprometido com a redemocratização do país e a eleição de Jader Barbalho ao governo do Estado; e a jornalística, sendo inovador na forma e no conteúdo. Hoje é um veículo editorialmente antenado que se situa entre os mais modernos jornais impressos do País, sendo líder de mercado no Pará, demonstrando o sucesso inequívoco entre leitores e anunciantes. O objetivo político foi alcançado e ao longo das décadas o jornal evoluiu e implementou mudanças decisivas na área editorial e estrutural. Mais de 4 décadas depois, o DIÁRIO DO PARÁ é um jornal multiplataforma, consagrado pelos leitores, com reconhecimento nacional e internacional.

Laércio Barbalho fundou o jornal há 43 anos.
Laércio Barbalho fundou o jornal há 43 anos.

Em dezembro de 2010 o DIÁRIO alcançou a expressiva marca de 1 milhão de leitores de acordo com pesquisa do Ibope. Atento às transformações editoriais dos veículos no Brasil e no mundo o jornal mudou por completo editorialmente e tecnologicamente. Os leitores e anunciantes acreditaram nas propostas e se juntaram à publicação, colocando o DIÁRIO no patamar que está até hoje.

Transições

Nascido num momento delicado da conjuntura política paraense, a aposta era que o DIÁRIO seria efêmero e acabaria após a campanha política de 1982. Quem apostou no insucesso, perdeu. O jornal tornou-se líder absoluto no mercado em impressos do Pará.

“Em 1995 o DIÁRIO detinha apenas 4% de participação no mercado. Hoje a realidade é bem diferente. O jornal procurou se qualificar, inovar e investir. Sempre. Dessa forma foi se transformando. Como todos os veículos do mundo, o DIÁRIO também passou por inúmeras mudanças e transições. O mercado como um todo se altera a todo momento, mas o jornal sempre esteve antenado naquilo que o consumidor quer e busca”, destaca Jader Filho.

O ministro das Cidades reforça que o jornal chega a 43 anos amadurecido e consolidado nas plataformas impressa e digital, ampliando sobremaneira sua audiência e a abrangência. Mas não adianta apenas tecnologia. “A credibilidade é fundamental e ela levou o jornal ao patamar que está hoje junto ao público leitor e aos anunciantes. Atingir 43 anos exige, acima de tudo, reflexão e responsabilidade de ser hoje o jornal líder de mercado e principal veículo de divulgação dos avanços e desafios que fazem do Pará ainda um Estado de muitos contrastes”, pondera.

Consolidado no impresso e em crescimento na versão digital

Para Camilo Centeno, presidente do Grupo RBA, o jornal chega a 43 anos ainda em pleno crescimento, consolidando ainda mais a posição como líder de mercado e como um dos maiores jornais do Norte e Nordeste do Brasil.

“Além da edição impressa, temos observado um aumento considerável do nosso público leitor na edição digital, acompanhando uma tendência mundial de mercado. De um lado temos uma edição impressa com a qualidade editorial que todos já conhecem; e de outro um site lançado há apenas 3 anos que amplia cada vez mais a mais a audiência do veículo, reforçando e consolidando nossa posição no mercado”, observa.

O desafio diário, diz, é focar cada vez mais no público local e entender sempre o que esse leitor está querendo. “O maior desafio que os grandes jornais enfrentam hoje é informar com o máximo de conteúdo, aliando a forma impressa com o meio digital, mantendo as duas plataformas alinhadas, ágeis, com informação rápida, precisa e concisa para leitores e anunciantes”, aponta.

Ele ressalta que o DIÁRIO é hoje um veículo cada vez mais moderno, que acompanha de perto as tendências mundiais no mercado de impressos. “Trabalhamos com eficiência cada vez maior na sustentabilidade de nossos processos industriais, reduzindo o desperdício tendo como base a utilização de recursos renováveis”, destaca.

LEGADO

Clayton Matos, diretor de Redação do DIÁRIO reforça que ao completar 43 anos, o DIÁRIO dá exemplo de versatilidade e compromisso com o leitor e o mercado, apresentando um jornalismo plenamente adaptado às transformações constantes pelas quais passam os veículos impressos a nível mundial.

“O DIÁRIO chega aos 43 anos consolidando sua presença e relevância também no digital. Estamos há três anos com nosso site no ar e apresentando um crescimento acima das nossas expectativas. Graças à credibilidade e dinamismo, nossa audiência já está entre as maiores na Internet e com uma margem boa para crescer ainda mais. Seguimos fortes no impresso e mais ainda no meio digital”.

Ele lembra que o jornal reafirma, dia após dia, seu compromisso em retratar a verdade, sustentar bandeiras, defender nossa gente, falar do Pará e para os paraenses. “O exercício do jornalismo está no nosso DNA desde a sua fundação, através do seu Laércio Barbalho, e não abriremos mão desse legado”, assegura.