Pará

Grupo RBA traz cobertura especial de todas as romarias do Círio

As equipes de jornalismo estão nas ruas, acompanhando o retorno de todas as procissões do Círio deste ano. FOTO: IRENE ALMEIDA
As equipes de jornalismo estão nas ruas, acompanhando o retorno de todas as procissões do Círio deste ano. FOTO: IRENE ALMEIDA
As equipes de jornalismo estão nas ruas, acompanhando o retorno de todas as procissões do Círio deste ano. FOTO: IRENE ALMEIDA

 

Luiz Flávio

 

Após 2 anos de coberturas diferenciadas em razão da pandemia que proibia aglomerações e impunha o distanciamento social, o Círio volta novamente às ruas de Belém e, com ele, a cobertura especial dos veículos do Grupo RBA. Muitas novidades e informação estarão presentes no trabalho de centenas de profissionais e jornalistas do grupo, que engloba o jornal DIÁRIO DO PARÁ, o Portal Diário On Line (DOL), a RBATV e a Rádio Clube.

Esse ano a RBA integrou as equipes de mídias. Através do Núcleo de Mídias Digitais, responsável por todos as redes sociais dos veículos (DOL, RBATV, RÁDIO CLUBE, DIÁRIO DO PARÁ, DIÁRIO FM E 99 FM) haverá cobertura com social media nas ruas, nos principais pontos da procissão colhendo depoimentos de fiéis, momentos importantes e trazendo informações instantâneas para os seguidores dos veículos.

Débora Costa, coordenadora do Núcleo de Mídias Digitas do grupo, diz que a produção já está aquecida de conteúdos exclusivos sobre o Círio nas redes sociais. “Nessa semana intensificamos com equipes cobrindo as principais pautas da festividade desde quinta-feira, trazendo sempre um conteúdo com olhar no digital. No domingo, a partir das 4h da manhã já iniciaremos postagens, antes mesmos dos veículos tradicionais, justamente para oferecer um serviço para quem estiver saindo de casa rumo a procissão”, garante.

Clayton Matos, diretor de redação do DIÁRIO, ressalta que toda a equipe aguardava ansiosamente por esse retorno, dentro da segurança para que a saúde dos devotos estivesse preservada. “E agora temos a chance de mergulhar numa cobertura ímpar para qualquer jornalista, fotógrafo ou outro colega de imprensa envolvido. Nesse sentido, o DIÁRIO está mais do que pronto para realizar a cobertura que nossos leitores se acostumaram a ver no dia seguinte à grande procissão, nas páginas do jornal”, garante.

Assim como a organização do Círio precisou reinventar o processo da festa para retornar com a principal e maior procissão no domingo, o DOL também vai fazer uma cobertura especial. “Faremos uma transmissão em tempo real do Círio, via streaming, matérias especiais em todas as nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram”, antecipa o jornalista Mauro Neto, editor executivo do portal.

Segundo ele, o Círio é uma tradição religiosa única. “O grande desafio é justamente saber como fazer essa nova leitura e compensar a falta do calor humano que existe nas procissões para quem está longe com um espetáculo de som e imagem, que estará disponível em nossa página e em nossas redes sociais”.

RBATV

Na RBATV, a transmissão do Círio de Nazaré volta com força total com a cobertura de todos os eventos importantes da festividade. “Vamos retomar às nossas tradicionais transmissões as quais os telespectadores se acostumaram, com a qualidade de sempre, mostrando absolutamente tudo o que estiver ocorrendo na capital e região metropolitana, que envolva o Círio”, antecipa Álvaro Borges, gerente de jornalismo da emissora.

Serão cerca de 100 profissionais envolvidos de vários departamentos na cobertura, entre jornalistas, cinegrafistas, apresentadores, convidados e pessoal da técnica. “Teremos de volta todas as 13 procissões realizadas na quinzena. O objetivo esse ano é trazer para o telespectador uma grande cobertura presencial, do jeito que realizamos até 2019. Sintonizando no Canal 13 o telespectador não perderá absolutamente nada”, garante.

A RBA também está montando um estúdio especial que vai retratar a fé dos paraenses que acompanham o Círio aqui no Pará e em outras cidades do Brasil e outros países. “Queremos mostrar que as pessoas vivem o Círio de maneira muito intensa, independentemente de onde estejam… Vamos mostrar muito durante toda a transmissão a manifestação religiosa das pessoas, seja pagando promessas, seja se alimentando, seja envolvendo a cultura”. No estúdio durante a transmissão haverá apresentadores, convidados, religiosos e cantores convidados, incluindo um coral.

 

RÁDIO CLUBE

A Rádio Clube do Pará levará aos seus ouvintes uma programação diferente ocupando todas as plataformas digitais para cobertura da programação da festa Nazarena. “Das ruas, vamos levar informação com flashes ao vivo de toda a programação, do início ao fim da quadra nazarena”, destaca Nonato Cavalcante, diretor de jornalismo e programação da Rádio Clube.

Neste sábado (8), a emissora segue com a cobertura do traslado de Marituba para Icoaraci, de onde sai a Procissão Fluvial até a Escadinha do Ver-o-Peso, onde inicia a Motorromaria até o Colégio Gentil Bittencourt.

“Mais para o final da tarde acompanharemos a missa no colégio Gentil Bittencourt, que antecede a Trasladação, até a igreja da Sé. Todas essas romarias terão cobertura completa com flashes ao vivo durante toda a nossa programação”, antecipa diz Cavalcante.

No domingo a transmissão na rádio inicia às 5h30 trazendo com todas as informações que antecedem a grande procissão. Dos estúdios da rádio Nonato vai ancorar a transmissão junto com Valmir Rodrigues e a jornalista Hayna Hálex. “Teremos seis repórteres acompanhando toda a procissão que inicia com a missa na Sé até o Centro Arquitetônico de Nazaré, além de produtores, redatores operadores e toda uma equipe de profissionais que vai se esmerar em levar para o ouvinte a melhor transmissão radiofônica do Círio de Nazaré”, diz Nonato.

O diretor reafirma que a Rádio Clube, a cada cobertura, a cada Círio, “procura sempre inovar, se adaptar para poder levar o melhor da informação com precisão, veracidade e credibilidade ao ouvinte e agora o internauta que vai poder ficar mais perto da festa de Nazaré através do mundo digital, das redes sociais já que esse é o momento que o mundo vive”.