O grupo RBA que engloba o jornal DIÁRIO DO PARÁ, o Portal Diário On Line (DOL), RBATV e a Rádio Clube, está preparando uma grande cobertura das eleições 2022. A apuração em tempo real e a criatividade vão nortear o trabalho de centenas de profissionais e jornalistas do grupo,
Clayton Matos, editor-chefe da redação do DOL e diretor de Redação do DIÁRIO, antecipa que o DIÁRIO e o DOL estarão mobilizando uma grande equipe, com dezenas de profissionais integrados nas redações do jornal e portal, para trazer a melhor cobertura das eleições gerais “No jornal várias equipes estarão mobilizadas na capital e no interior trazendo tudo o que de mais importante estiver acontecendo no Estado. NO DOL, tudo será feito em tempo real, com riqueza de informações desde as primeiras horas do dia 2 de outubro. Aqui o leitor/eleitor vai ficar por dentro de tudo sobre a eleição”, antecipa.
O DIÁRIO e o DOL estarão com equipes espalhadas nas principais zonas eleitorais da região metropolitana, acompanhando a votação dos candidatos ao Governo ao Senado, além de ouvir eleitores de modo geral e apresentar muitas matérias de serviço. “E, ao final da votação, no DOL (dol.com.br) e no site do DIÁRIO (diariodopara.dol.com.br) já entraremos com a apuração em tempo real, tendo os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) repassados aos leitores imediatamente”, revela.
A cobertura da Rádio Clube inicia às 7h da manhã do dia da eleição, fazendo a movimentação das seções eleitorais e a evolução do processo de votação, não apenas em Belém, mas em todo o interior do Estado, por meio dos correspondentes da emissora. “Também teremos flashes nacionais com informações do andamento da eleição para presidente da República e de governadores dos Estados. Só encerraremos essa cobertura às 17h com o fim da votação nos 144 municípios e em todo o país”, diz Nonato Cavalcante, diretor de jornalismo da Rádio Clube.
A partir das 17h, inicia a apuração e a Clube estará com equipes diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do PA), “Traremos em tempo real a apuração para presidente e governador em todo o território nacional. Particularmente aqui no Pará daremos atenção especial para apuração de votos para governador do Estado, senador da República e de deputados estaduais e federais. Tudo será baseado nos boletins que serão divulgados pelo TSE, que vai ditar o ritmo das apurações”.
Nonato lembra que com o fim da votação às 17h também é divulgado a pesquisa de boca de urna que também será informada simultaneamente pela Rádio Clube, com os resultados no Pará e no Brasil, antes do início oficial da apuração. “Nossa cobertura só encerra com a divulgação do resultado oficial da apuração, pelo horário de Brasília, independente de fuso horário”, comenta.
Será um processo difícil porque teremos uma disputa muito polarizada que dividiu a população e que pode resultar em situações inesperadas. A RBA está atenta a essa realidade e está acompanhando tudo de perto, levando a informação verdadeira e de qualidade ao eleitor, com muita prestação de serviço”. Camilo Centeno, vice-presidente da RBA.
No jornal várias equipes estarão mobilizadas na capital e no interior trazendo tudo o que de mais importante estiver acontecendo no Estado. NO DOL tudo será feito em tempo real, com riqueza de informações desde as primeiras horas do dia 2 de outubro. Aqui o leitor/eleitor vai ficar por dentro de tudo sobre a eleição”. Clayton Matos, editor-chefe da redação do DOL e diretor de redação do DIÁRIO.
TV RBA terá programa de serviços ao vivo
Álvaro Borges, gerente de jornalismo da RBA TV está coordenando uma cobertura especial para as eleições, com mais de 80 profissionais envolvidos, tanto na véspera como no dia da eleição. “A cobertura das eleições ocorrerá em todas as localidades do Estado do Pará onde estiver ocorrendo eleição através de nossos correspondentes. A RBA tem uma força muito grande no interior e chega onde nenhuma outra emissora local chega e esse será um grande diferencial da nossa cobertura”.
Em programas da véspera da eleição, a RBA dará todas as dicas para os eleitores sobre a votação: onde e como votar, o que é permitido fazer no dia e levar para as seções eleitorais e cabines de votação. Veicularemos todas as informações que estão sendo disponibilizadas pelo TRE e pelo TSE para que não haja dúvidas nos eleitores”, garante Borges.
No dia da eleição, a RBA estará acompanhando o voto dos principais candidatos ao governo do Estado e ao Senado da República, com flashes ao vivo durante toda a programação, durante todo o dia, tanto da capital como do interior do Estado. “Estaremos em contato direto com as polícias militar, civil e federal para mostrar o que está ocorrendo na votação, mostrando quem e quais crimes estarão sendo cometidos no momento da votação e as possíveis prisões de acusados”.
No final da tarde, após o enceramento da votação, a RBA veiculará um programa exclusivo onde será mostrada toda a apuração dos votos, com flashes ao vivo direto do local da apuração. “Teremos um apresentador e um comentarista no estúdio e repórteres espalhados pela região metropolitana de Belém e pelas principais cidades do Estado do Pará, trazendo ao vivo, para os telespectadores, tudo o que estará acontecendo. A RBA será a emissora onde o telespectador saberá, em primeira mão o resultado dos eleitos, sempre ao vivo e em cima do lance”, garante.
Camilo Centeno, vice-presidente do grupo RBA, ressalta que a eleição que ocorrerá em outubro será muito importante para o país. “Será um processo difícil, porque teremos uma disputa muito polarizada que dividiu a população e que pode resultar em situações inesperadas. A RBA está atenta a essa realidade e está acompanhando tudo de perto, levando a informação verdadeira e de qualidade ao eleitor, com muita prestação de serviço”.
Segundo ele, a emissora está preparando uma grande cobertura dessas eleições no Estado inteiro, procurando levar a informação correta ao ouvinte, leitor e espectador, no menor espaço de tempo possível. “Nossa meta é sempre levar a informação verdadeira ao eleitor, principalmente nesse momento em que o país está vivendo e para o futuro”, destaca Centeno.