Grande Belém

Grande coleta de Emaús será realizada no próximo dia 24

O tema da campanha deste ano é “50 anos da Coleta do Emaús: um sonho que se torna realidade por meio da solidariedade”

FOTO: IRENE ALMEIDA
O tema da campanha deste ano é “50 anos da Coleta do Emaús: um sonho que se torna realidade por meio da solidariedade” FOTO: IRENE ALMEIDA

Aline Rodrigues

Celebrando 50 anos e mobilizando cerca de mil voluntários, a Grande Coleta do Movimento República de Emaús ganhará mais uma vez as ruas da capital no próximo dia 24, com o tema “50 anos da Coleta do Emaús: um sonho que se torna realidade por meio da solidariedade”’.

“São 53 anos de Movimento de Emaús e 50 anos só de grande coleta. A expectativa é que a gente consiga mobilizar o máximo de pessoas voluntárias, doadores, empresários, parceiros possíveis, sensibilizando a sociedade em prol do direito da criança e do adolescente”, falou Tássia Alves, coordenadora da grande coleta.

A atividade é uma oportunidade para a sociedade tomar consciência dos problemas que atingem crianças, jovens e famílias que vivem em situação de risco ou vulnerabilidade.

“A grande coleta não é somente um evento ou uma mobilização pontual, ela é uma grande estrutura de construção e da mobilização da sociedade sobre a nossa missão institucional que é lutar, defender e promover o direito da criança e do adolescente na região da Amazônia”, disse Tássia, que destacou ainda que os 50 anos de grande coleta é muito simbólica para a instituição. São 53 anos em que o Movimento de Emaús vem contribuindo na luta pelo direito da criança e do adolescente.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente teve grande influência no processo de mobilização do Movimento de Emaús, então a nossa grande missão chega nesse momento sensibilizando a sociedade no sentido de que nós tivemos muitos pontos positivos nesses últimos 50 anos: a constituição do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Estatuto da Juventude, os direitos da saúde, da educação para esse público e que o movimento é pioneiro nesse debate, e nós estamos chegando num marco social, histórico e institucional”, destacou Tássia.

Inspirados no seu fundador, Padre Bruno Sechi, a coleta quer reafirmar a solidariedade como um valor fundamental e imprescindível para tornar realidade as bandeiras de luta do movimento em defesa das crianças e adolescentes.

As inscrições para os voluntários que irão participar da grande coleta encerraram no último dia 7, mas o movimento ainda precisa fechar parceria com empresas que possam ceder caminhões para o evento, pois são necessários cerca de 30 veículos para percorrer os bairros e ainda não há esse quantitativo. Quem quiser e puder ajudar, pode entrar em contato pelo número 98072-1021.

Saiba mais

Veja o que pode ou não ser doado

  • Objetos que podem ser doados:

-Artigos de cama, mesa e banho;

– Roupas;

– Sapatos;

– Móveis;

– Louças;

– Instrumentos musicais;

-Eletrodomésticos;

– Eletrônicos;

– Brinquedos;

– Papelaria;

– Material de informática;

– Material de construção.

  • Objetos não aproveitáveis:

– Impressora jato de tinta

– Toner

– TV de monitor de tubo

– Telhas

-Papelão/papel/livros

– Garrafa Pet

– Vidros

– Móveis de MDF e aglomerados estufados;

– Sofás em mau estadode conservação