Pará

Grande Belém deve ganhar mais 100 novos locais de votação

 Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE.
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE Pará) informa que vem reunindo esforços na atual gestão para amenizar ou até solucionar um dos principais problemas verificados nas últimas eleições: as longas filas enfrentadas pelas eleitoras e eleitores no dia de votar. A solução que vem sendo implementada pelo Tribunal.

Trata-se do Projeto Vota Ágil, com o objetivo de diminuir o número de eleitores nas novas seções eleitorais criadas daqui para frente, tanto na capital, quanto em grande parte das 100 Zonas Eleitorais do Pará.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Felipe Brito, explica que foi feito um levantamento sobre o tempo gasto durante a votação para se chegar a um número adequado de eleitores por local de votação. “O TRE do Pará fez um minucioso estudo sobre essa questão em diferentes eleições no estado e se chegou a conclusão, a partir disso, que cada seção deve ter 370 eleitores”, destaca.

Felipe ressalta, entretanto, que esse número ficará restrito as seções novas, criadas daqui para frente. “Mas, as eleitoras e os eleitores que tenham enfrentado o problema de filas e demora na votação podem pedir a revisão do local de votação, indo até o cartório eleitoral ou ainda por meio do Título Net. Inclusive estamos preparando uma campanha para chamar esse eleitor para fazer essa revisão”, informou.

Além da capital e das cidades da Região Metropolitana de Belém (RMB), a questão das filas e das longas esperas para votar, em 2022, foi registrada com destaque nos municípios com grande número de eleitores, como é o caso de Parauapebas, Marabá e Santarém.

“Por essa razão, tivemos o cuidado de nos reunir com os representantes de todas as zonas eleitorais, primeiramente da capital e Região Metropolitana, onde encontram-se o maior número de eleitores e, posteriormente, com as outras 84 zonas do interior do estado para repassar a importância da criação de novos locais de votação com 370 eleitores, seguindo as determinações da Resolução 5.775/2023”, disse.

Desafogar as seções eleitorais para oferecer um maior conforto às eleitoras e eleitores do estado durante a votação, no entanto, não é o único objetivo do Vota Ágil. “Além de observar a capacidade desses locais, o projeto foca também na acessibilidade para aquelas eleitoras e eleitores que apresentam algum tipo de deficiência”, ressalta o secretário.

Nesse primeiro momento, Brito reforça que as zonas eleitorais terão um prazo até o dia 26 de junho para apresentarem as primeiras seções criadas. “Já estamos com as zonas que criaram 14 novos locais de votação e a nossa expectativa é que sejam criados na Região Metropolitana de Belém, nesse primeiro momento, 100 novos locais”, afirma ele, lembrando que até o fechamento do cadastro eleitoral, em maio de 2024, novas seções poderão ser criadas.

Etapas do projeto

O projeto Vota Ágil tem mobilizado o trabalho de várias unidades do TRE do Pará, direta ou indiretamente. Esse é o caso da Coordenadoria de Logística de Eleições (Colog) que tem atuado de forma intensa na execução do projeto para que ele cumpra as diretrizes estabelecidas.

Para isso, o coordenador da Colog, Dilson Athias, reitera que o projeto está sendo executado por etapas, iniciando com as reuniõesde esclarecimento às zonas eleitorais. “Nelas, foram apresentadas as motivações para o projeto ser proposto, os números e estatísticas do tempo de votação”, detalha.

Novos locais

Entre as zonas eleitorais que já fizeram o “dever de casa”a partir do projeto Vota Ágil, está a Zona Eleitoral 78, que compreende os municípios de Marituba e Benevides, na RMB. A chefe do cartório eleitoral de Marituba, Priscila Campos, afirma que já foram criados nesses municípios 11 novos locais, que aliados às ações de incentivo à revisão dos locais de votação, por parte dos eleitores, poderão desafogar pontos nevrálgicos identificados nas últimas eleições.

Esse é o caso, por exemplo, da Escola Engenheiro Ronaldo Rossi, mais novo local de votação em Benevides. “Ela vai ajudar a desafogar os locais de votação que ficam no centro de Benevides, porque está localizada bem próximo, na Cohab, no bairro Centro”, diz. (Com informações do TRE/PA)