FUGA PARA OS BALNEÁRIOS

Grande Belém: 68 mil veículos devem sair no último fim de semana de julho

Detran recomenda que as viagens sejam realizadas a partir das 6h ou após as 22h, horários em que o trânsito está mais fluido.

Foto: Wagner Santana/arquivo/Diário do Pará.
Foto: Wagner Santana/arquivo/Diário do Pará.

O último fim de semana de julho deve registrar intensa movimentação nas rodovias que ligam a Região Metropolitana de Belém ao interior do Estado. De acordo com a previsão do Detran, aproximadamente 68 mil veículos devem deixar a capital a partir desta sexta-feira (25), marcando o encerramento do mês tradicionalmente dedicado ao veraneio dos paraenses.

Apesar do número expressivo, o Detran avalia que o fluxo tende a ser igual ou até inferior ao dos finais de semana anteriores. “Estamos no fim do mês, quando muitas pessoas já viajaram e os recursos financeiros estão mais escassos. Além disso, já não há mais grandes eventos, como os shows em Salinópolis, que costumam atrair grande público”, explicou o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

Para quem pretende pegar a estrada, o órgão recomenda que as viagens sejam realizadas a partir das 6h ou após as 22h, horários em que o trânsito costuma ser mais fluido.

Fiscalização reforçada e videomonitoramento

Mesmo com expectativa de redução no fluxo, a Operação Verão 2025 segue com reforço na fiscalização nas rodovias estaduais. Equipes de educação para o trânsito e agentes de fiscalização permanecem posicionados nos principais trechos, com apoio de sistemas de videomonitoramento capazes de identificar infrações como atraso no licenciamento, excesso de passageiros, ausência de capacete e até registros de roubo e furto de veículos.

Índices positivos na Lei Seca

O Detran também comemora os baixos índices de alcoolemia ao volante registrados neste mês. Dos 12.160 testes do etilômetro aplicados desde o início da operação, apenas 98 motoristas testaram positivo para o consumo de álcool — o que representa menos de 1% dos condutores abordados.

“Esses dados são animadores. Eles reforçam que as ações de educação e fiscalização têm gerado resultados concretos na redução de sinistros causados por embriaguez ao volante”, afirma Bento Gouveia.

Além da Lei Seca, os agentes fiscalizam ainda o uso de cinto de segurança por todos os ocupantes dos veículos, o uso obrigatório do capacete para motociclistas e o respeito aos limites de velocidade.

Com o encerramento do mês de férias escolares, o Detran orienta que os motoristas mantenham os cuidados básicos, revisem seus veículos e respeitem as leis de trânsito, garantindo um retorno seguro e sem imprevistos.