A chegada do “verão amazônico”, período de estiagem na região, e as férias escolares de julho aumentam o deslocamento de pessoas para os principais balneários do Pará, o que requer reforço policial nas localidades mais procuradas. A Operação Verão 2023 é executada em vários municípios do interior, envolvendo um grande efetivo de agentes de segurança, mas sem deixar a Região Metropolitana de Belém descoberta.
Várias ações redobram a ostensividade e a prevenção em pontos estratégicos, observando os pontos de vulnerabilidade mapeados pelos órgãos de segurança, por meio dos sistemas de inteligência.
Ações como “Madrugada da Paz”, “Polícia mais Forte” e “Visibilidade” são realizadas diariamente pela Polícia Militar, com apoio dos agentes que reforçam o plantão nas seccionais de Polícia Civil nos finais de semana. Essas estratégicas contribuem para manter a ordem e garantir a segurança na Região Metropolitana de Belém no mês de julho, quando aumenta o deslocamento de pessoas para o interior, informou o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
“O efetivo empregado no interior é do local, que em sua folga recebe a jornada extraordinária, ou da área administrativa em Belém, escalado para cumprir a missão no interior do Estado. Estamos com policiamento a postos para garantir a segurança e a tranquilidade de todos que permanecem na Região Metropolitana”, explicou o titular da Segup.
Policiais militares e civis, além de agentes de trânsito e de órgãos de fiscalização e segurança dos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides, estão envolvidos nas ações realizadas em vários períodos do dia, intensificadas aos finais de semana. Durante as rondas, os agentes abordam carros, motos e pessoas.
Recentemente, a Polícia Militar recebeu quase 300 agentes, o que possibilita ampliar a fiscalização no Estado, informou a tenente-coronel Ilanise, assistente do Departamento Geral de Operações da PM.
“Além do novo efetivo, esse ano temos um aporte maior de viaturas cadastradas para atuação na Região Metropolitana de Belém. São 276 veículos atuando diariamente nas ações. Então, por mais que haja o deslocamento de tropas para o interior, a segurança continua garantida para aqueles que permanecem na capital, especialmente com a continuidade de operações como ‘Polícia Mais Forte’, ‘Madrugada da Paz’ e Contraturno”, afirmou a policial militar.
Unidades policiais – A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Polícia Metropolitana, manteve a ação rotineira de atendimento nas dez unidades de plantão na RMB, informa o titular da Diretoria, delegado Daniel Castro.
“A dinâmica de trabalho da Polícia Judiciária não foi alterada na RMB. Manteve-se como um fim de semana normal. Todo o fluxo de atendimento das unidades foi mantido. Não tivemos nenhuma perda operativa, até porque a utilização desse reforço no interior passou por outras diretorias, inclusive a parte administrativa. Assim, a parte operacional da DPM não foi alterada, e todas as nossas unidades com plantão 24 horas estão funcionando normalmente, com seu efetivo e o reforço que já é tradicional no fim de semana”, acrescentou.
Aéreo e fluvial – A ação conta também com o apoio de aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que faz sobrevoos quando há qualquer movimentação suspeita. Além disso, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), em conjunto com a Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu), realiza ações ostensivas com embarcações nas áreas de rios, em torno das ilhas, abrangendo principalmente Belém, Ananindeua e Marituba.
O policiamento reforçado na RMB integra as ações da Operação Verão 2023, iniciada em 30 de junho, e que prossegue até 31 de julho.