Entretenimento

Governo reabre teatro Margarida Schivasappa ao público

Moderno e acessível, Teatro Margarida Schivasappa é reaberto ao público
Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Moderno e acessível, Teatro Margarida Schivasappa é reaberto ao público Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Alexandre Nascimento

O Governo do Estado fez a entrega, na noite de ontem (15), do Teatro Margarida Schivasappa, que fica no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), em Belém. O espaço contou com a presença do governador Helder Barbalho, do senador da república Jader Barbalho, do presidente da Fundação Cultural do Pará (FCP) Tiago Miranda, da secretária de estado de Cultura Ursula Vidal, entre outras autoridades.

Para o governador, a reconstrução do teatro Margarida Schivasappa significa a valorização da cultura do Estado. “Estamos diante de um dos principais palcos de atividades dos fazedores de cultura do Pará, que é rica e possui grande diversidade. Então, pela representatividade histórica, é sempre importante manter esses espaços sempre restaurados, pois valoriza todos nossos artistas”, disse Helder Barbalho.

Presente no evento, o senador Jader Barbalho se emocionou durante a entrega, uma vez que o Centur, que inclui o teatro, foi uma das obras entregues durante o período em que foi governador do Estado. “Fiz questão de estar presente, pois foi uma obra que tive a satisfação de construir e entregar, em 1986, pois sempre encarei a cultura como importante”, declarou Jader Barbalho.

Diante dessa importância, a obra de reconstrução envolveu intervenções, como aquisição de novos equipamentos e poltronas, entre outras coisas. “Foi um ano de reconstrução, em que tivemos a preocupação de, além dos novos equipamentos, fizemos adaptações de acessibilidade para pessoas com deficiência, com elevador, 518 cadeiras novas. Foram intervenções que dignificam toda a história do Teatro Margarida Schivasappa”, disse Tiago Miranda, presidente da FCP.

Espetáculos

A noite de entrega do Teatro Margarida Schivasappa foi marcada com espetáculos, na noite de ontem, com o show “Dança de tudo: uma homenagem a Nilson Chaves”, que reuniu mais de 20 intérpretes. A programação segue hoje (16), com apresentação da companhia de teatro Palhaços Trovadores e do Grupo Experiência. E, amanhã (17), a apresentação dos grupos Circuito Norte em Dança e a Cia. Blessed de Artes Cênicas.