Pará

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários Ministérios

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários Ministérios Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários Ministérios Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários Ministérios Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários Ministérios
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai realizar, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), a primeira iniciativa do Programa Ação para Meninas e Mulheres de Marajó.
Ações na próxima semana darão continuidade às ações do Programa Cidadania Marajó . Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará/arquivo

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e diversos outros órgãos do Governo Federal irá retornar à Região do Marajó, no estado do Pará, entre os dias 16 e 20 de abril. Além de dar seguimento à atuação do Programa Cidadania Marajó, os integrantes da delegação irão participar da Caravana Brasil Sem Fome, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e da Assistência Social, da Família e do Combate à Fome (MDS) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Nos dias 16 e 17 de abril, em Belém (PA), representantes do Governo Federal e de entidades e movimentos participam da 3ª Reunião do Fórum Permanente da Sociedade Civil do Marajó. Já nos dias 18 e 19 de abril, serão realizados – em Belém e em duas cidades marajoaras – eventos com a participação de representantes de diversos.

A programação faz parte do empenho do Ministério dos Diretos Humanos e da Cidadania em construir um conjunto de políticas públicas capazes de contemplar amplamente as demandas apresentadas pelo território e sobretudo garantir direitos humanos e cidadania da população marajoara.

Segundo a secretária-executiva do MDHC, Rita Oliveira, o Estado tem a responsabilidade de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. “O nosso compromisso é promover políticas estruturantes com respeito e diálogo com essa população e com absoluto cuidado com as crianças e adolescentes do território. Essas ações já estão fazendo significativas mudanças na vida da população marajoara, especialmente respeitando a participação social”, ressaltou a secretária-executiva nessa quarta-feira, ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o assunto.

O Plano Brasil sem Fome faz parte da iniciativa do governo federal de enfrentar a realidade de retorno do Brasil ao Mapa da Fome, em 2022. Ele conta com 80 ações e programas que envolvem mais de 20 ministérios e que têm como eixos acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo; e mobilização para o combate à Fome.

Programação:

Terceira reunião do Fórum Permanente da Sociedade Civil do Marajó

Data: 16 e 17/04/2024

Horário: 9h às 18h.

Local: Conselho Regional de Psicologia (CRP), em Belém (PA).

Ato do Governo Federal com ações para o Arquipélago do Marajó – Belém (PA)

Data: 18/04/2024

Horário: a partir das 10h

Local: Hangar Centro de Convenções, na Avenida Dr. Freitas – Marco, em Belém (PA)

Ato do Governo Federal com ações para o Arquipélago do Marajó – Soure (PA)

Data: 19/04/2024

Horário: 10h30

Local: a confirmar, em Soure, no Marajó

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)