ESTIAGEM

Governo Federal reconhece situação de emergência em 13 cidades do Pará

MIDR reconhece a situação de emergência em 13 cidades do Pará afetadas pela estiagem

Governo Federal reconhece situação de emergência em 13 cidades do Pará Governo Federal reconhece situação de emergência em 13 cidades do Pará Governo Federal reconhece situação de emergência em 13 cidades do Pará Governo Federal reconhece situação de emergência em 13 cidades do Pará
Quando se trata dos efeitos causados pela crise climática, os impactos na sensação térmica sentida pela população é apenas uma entre tantas consequências.
Verão 2024-2025 foi o sexto mais quente no Brasil desde 1961 Foto: Celso Rodrigues

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (20), a situação de emergência em 13 municípios do Pará que enfrentam a estiagem. Confira mais detalhes no link abaixo:

Portaria nº 3.162

Estão na lista os municípios de Bannach, Belém, Itupiranga, Juruti, Muaná, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Pau’Arco, Prainha, Santana do Araguaia, Santarém e Trairão.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.