Pará

Governo entrega hoje o 1º Terminal de Gás Natural do Pará

O executivo afirma que o Brasil terá um antes e depois da COP30, e que o evento deve destravar uma série de investimentos em sustentabilidade no país
O presidente do Simineral e CEO da Hydro, Anderson Baranov, que estará presente no primeiro dia da FIPA, dia 22 de maio, ressaltou a ideia de transmitir aos visitantes da feira toda a importância e atuação do setor mineral no Pará Foto Wagner Santana/Diário do Pará.

Luiz Flávio

O Governo do Pará entrega na manhã de hoje o primeiro Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) do Pará, em Barcarena. O evento terá a presença do governador Helder Barbalho, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e demais autoridades, a bordo de uma balsa com vista para a Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural (FRSU), no Porto da Companhia Docas do Pará (CDP), em Vila do Conde.

A entrega da usina de gás será marco histórico na transição energética, com a introdução do Gás Natural como nova fonte de energia, de menor custo, maior rendimento e menos poluente em comparação aos demais combustíveis. No terminal, a unidade FRSU armazenará o gás natural em sua forma liquefeita, e o converterá em gás natural em estado gasoso, que será entregue para a distribuição.

O Governo do Pará entrega na quarta-feira (28), as 09 h, o primeiro Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) do Pará, localizado em Barcarena

A Companhia de Gás do Pará é responsável pelo serviço de distribuição e movimentação de gás natural. Será a partir das estações da Companhia, localizadas em Barcarena, que o Gás Natural será distribuído e movimentado inicialmente para clientes do segmento industrial e termoelétrico.

A usina, prevista para iniciar as operações no terceiro trimestre de 2025, substituirá definitivamente as usinas a diesel. Quando pronta, a térmica representará uma redução da emissão de carbono na região Amazônica, e possibilitará o transporte de gás natural para regiões distantes que precisam de infraestrutura e energia elétrica. Os investimentos realizados são superiores a R$ 1 bilhão.

HYDRO

Com investimento aprovado de R$ 1,3 bilhão, a Hydro Alunorte será a primeira consumidora de gás natural do Pará. Segundo Anderson Baranov, Vice-Presidente Sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul e presidente do Simineral, a mudança da matriz energética para a utilização do gás natural em seu processo produtivo, além de contribuir para a descarbonização de suas operações, será um catalisador para a implementação da distribuição de gás em toda a região do Pará.

“Estamos celebrando a chegada da Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação no novo terminal da empresa americana New Fortress em Barcarena. É o primeiro navio que trará gás ao Pará”, diz o executivo. Com essa chegada, a Hydro iniciará a produção de alumina utilizando gás natural como fonte de energia. “E como um dos facilitadores da chegada do gás ao Pará, a Hydro cumpre a principal contrapartida da empresa com o Governo do Estado no acordo de ICMS, garantindo a longevidade dos benefícios de suas operações à sociedade paraense”, destacou.

Com o início das operações da usina, a Hydro começa sua transição energética, com a adoção do gás natural como substituto do óleo combustível, com vistas a implementar o projeto “Alumínio Verde” baseada na descarbonização de suas atividades.