Pará

Governo entrega Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista

O local terá capacidade para atender até 300 usuários.
O local terá capacidade para atender até 300 usuários.

Na terça-feira (03), o governador do Pará, Helder Barbalho, fará a entrega do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), espaço que será voltado ao atendimento de pessoas com autismo de todo o Estado. O local terá capacidade para atender até 300 usuários.

O Centro Especializado também contará com o primeiro Laboratório de Formação Profissional em Práticas com Evidências Científicas para o Autismo do Brasil, que contará com salas de aula e salas com espelho, acopladas as salas de terapia, que permitirão que profissionais dos 144 municípios possam fazer uma imersão no atendimento da pessoa com autismo.

O Cetea funcionará na Travessa Presidente Pernambuco, entre as Avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, no bairro Batista Campos, na capital. Com um investimento de R$ 3,3 milhões, representa mais um marco no pioneirismo que o Governo do Estado vem assumindo com ações em benefício das pessoas com autismo.

A coordenadora estadual de Políticas Para o Autismo, Nayara Barbalho, explicou que para além de todos os atendimentos em âmbito assistencial, o Cetea exerce a função de eixo formativo de profissionais de saúde na área:

“Vai ser o primeiro centro formador profissional em autismo para funcionários da rede de saúde de todo o Pará. Teremos vários cursos permanentes de capacitação desde a entrega do Cetea”, afirmou. A implementação da formação profissional será feita pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS).