Pará

Governo entrega benefícios e destaca a COP 30 no Dia Mundial do Meio Ambiente

A Folha de S. Paulo divulgou o Ranking de eficiência que mostra as cidades do Brasil que fazem mais gastando menos.
A Folha de S. Paulo divulgou o Ranking de eficiência que mostra as cidades do Brasil que fazem mais gastando menos.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), dará início, nesta quarta-feira (5), a partir das 19h, no Porto Futuro, em Belém, à programação do “Junho Verde”, com uma extensa programação que inclui uma experiência imersiva sobre a Amazônia, sobre as ações do Executivo na área ambiental, incluindo a preparação para a COP 30, e além disso, a entrega de benefícios para a regularização ambiental, para produtores rurais e para o meio ambiente.

A programação contará com a presença do governador do estado, Helder Barbalho, da vice-governadora, Hana Ghassan, e do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida.

A programação contará também com a entrega do caminhão do programa Regulariza Pará, que irá colaborar com a realização de ações de regularização ambiental em diversos municípios, além das entregas de Certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para agricultores familiares.

Na ocasião, também serão entregues 100 sensores para o monitoramento da qualidade do ar, que serão instalados em Belém e Região Metropolitana, além de carros, motocicletas e drones para a utilização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

Além disso, uma feira de produtos da Bioeconomia, distribuição de mudas e um espetáculo cultural fazem parte da programação.

Experiência Amazônica e COP 30

Uma experiência imersiva sobre a Amazônia e sobre as ações do Governo do Pará na área ambiental, incluindo os preparativos para a COP 30, aguardam quem visitar o Porto Futuro a partir do dia 5 de junho. Em um container que ficará instalado no local durante todo o mês, estarão disponíveis ao público informações sobre a política ambiental do estado, curiosidades sobre como é realizada a fiscalização ambiental, além de uma experiência sensorial sobre a Amazônia e sobre formas de contribuir com a mitigação das mudanças climáticas.

Promovida pela Semas, a programação é gratuita e aberta ao público em geral.