MAIS DE 70 SERVIÇOS GRATUITOS

Governo entrega 13ª Usina da Paz do Pará em Benevides

As Usinas da Paz fazem parte do programa TerPaz e são reconhecidas nacionalmente como instrumentos de cidadania

Foto: Raphael Luz/Ag. Pará
Foto: Raphael Luz/Ag. Pará

A cidade de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, recebe nesta sexta-feira (16), a partir das 10h, a 13ª unidade da Usina da Paz (UsiPaz) no Pará. Localizada na Avenida Martinho Monteiro, nº 767, no bairro Paraíso do Murinim, a nova unidade é mais um passo do Governo do Estado na expansão de políticas públicas voltadas para a inclusão social e a redução da violência.

O complexo de cidadania vai ofertar gratuitamente mais de 70 serviços em áreas como saúde, educação, cidadania, esporte, cultura, qualificação profissional e lazer. A estrutura moderna conta com salas para atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos de capacitação, assistência social, além de espaços como ginásio poliesportivo, piscina, quadra aberta e espaço multicultural.

A construção da UsiPaz Benevides foi realizada por meio de uma parceria entre o Governo do Pará e a mineradora Vale, mantendo o padrão de qualidade das demais unidades já entregues.

Projeto de referência nacional

As Usinas da Paz fazem parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e são reconhecidas nacionalmente como instrumentos eficazes na promoção da cidadania em regiões historicamente vulneráveis. Desde a inauguração da primeira unidade, em 2021, o projeto já ultrapassou a marca de 9,3 milhões de atendimentos em todo o estado.

Atualmente, 12 unidades estão em pleno funcionamento em diferentes localidades, incluindo bairros da capital paraense — como Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem — e municípios da Região Metropolitana, como Ananindeua, Marituba e Castanhal. Também há unidades operando em Abaetetuba, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Em 2025, já foram entregues as UsiPaz de Castanhal, Marabá e Abaetetuba, com impacto direto em mais de 616 mil pessoas.

Expansão em andamento

O projeto segue em ritmo acelerado de expansão, com 24 novas Usinas da Paz em construção. Os municípios que devem receber as próximas unidades incluem Altamira, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, uma segunda unidade em Parauapebas, além de Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e o distrito de Icoaraci, em Belém.

A UsiPaz Benevides amplia o alcance de um projeto que tem transformado comunidades e se consolidado como uma das mais importantes políticas públicas de cidadania e segurança do Pará.