Pará

Governo do Pará restringe saída do pescado na Semana Santa

Governo do Pará restringe saída do pescado na Semana Santa Governo do Pará restringe saída do pescado na Semana Santa Governo do Pará restringe saída do pescado na Semana Santa Governo do Pará restringe saída do pescado na Semana Santa
Feira do Pescado deste ano será realizada nos dias 05 e 06 de abril. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.
Feira do Pescado deste ano será realizada nos dias 05 e 06 de abril. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.

O Governo do Estado publicou na edição desta segunda-feira, 13, do Diário Oficial um decreto que restringe a saída do pescado in natura visando, desta forma, garantir o abastecimento de pescado no mercado interno, no período de 24 de março a 07 de abril de 2023, período da Semana Santa. A medida também objetiva controlar um eventual aumento de preços com a oferta reduzida de pescado aos consumidores.

De acordo com o decreto, a Administração Pública estadual está autorizada a suspender a emissão de documentos necessários para a movimentação de toda e qualquer espécie de pescado in natura, fresco, resfriado, congelado e curado (salgado) para fora do Estado do Pará, no período de 24 de março a 7 de abril de 2023, exceto pescado congelado e com selo de aprovação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), expedido em favor de indústrias
registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) fica autorizada a suspender a emissão de Guia de Transporte Animal (GTA) para pescados vivos e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) a suspender a emissão de Nota Fiscal para a comercialização e circulação de todo e qualquer pescado.

O Governo realizará controle e fiscalização nos postos de fronteira, nos entrepostos de embarque fluvial de pescado para exportação, nas estradas de acesso às fronteiras, de modo a impedir a saída de pescado in natura, fresco, resfriado, congelado e curado (salgado) que esteja desacompanhado das respectivas autorizações e documentos
fiscais.

Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) buscará parcerias com as prefeituras municipais, cooperativas, entidades representativas do setor pesqueiro artesanal, organizações de aquicultores, bem como com as indústrias de pescado para implantar o projeto “Feira do Pescado”, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de abril de 2023.

Os fornecedores, através de um Termo de Responsabilidade, ficarão obrigados a garantir o abastecimento dos pontos de vendas durante os dois dias da realização do projeto “Feira do Pescado”.

A Feira deverá acontecer em Belém e outras 50 cidades do interior, segundo ficou definido em reunião de representantes dos órgãos estaduais e da Prefeitura de Belém, além do Dieese, na última semana. Em Belém já foram definidos dois pontos de venda: a Aldeia Cabana e o estacionamento da Fundação Cultural do Pará (Centur). Um terceiro, provavelmente na região da Avenida Augusto Montenegro, deverá ser divulgado em breve.