
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta quarta-feira (10) a possibilidade de inclusão do município de Castanhal no sistema BRT Metropolitano. A proposta prevê que os moradores da cidade, localizada a cerca de 67 km de Belém, possam se deslocar até a capital pagando apenas uma passagem única no valor de R$ 4,60.
Para isso, o governador solicitou à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) um estudo de viabilidade técnica. O objetivo é permitir a integração de Castanhal ao sistema que conectará municípios da Região Metropolitana, como Marituba, Ananindeua e Belém, beneficiando quem precisa acessar locais como o Ver-o-Peso, São Brás e a Universidade Federal do Pará (UFPA).
“Estamos facilitando o ir e vir das pessoas e reduzindo o custo do transporte para quem precisa trabalhar ou estudar em outros municípios”, declarou Helder.
Sistema moderno e acessível
As obras do BRT Metropolitano já estão 90% concluídas e a fase de operação assistida está prevista para iniciar em outubro. O projeto é um dos maiores da área de mobilidade urbana executados pelo Governo do Pará.
O sistema contará com 13 estações de embarque e 13 passarelas ao longo da faixa expressa entre o Entroncamento e Marituba. Os terminais de integração em Ananindeua e Marituba estão em fase final de construção e terão uma estrutura diferenciada, com separação física entre as áreas de chegada e saída de ônibus — modelo inédito no Brasil, que aumenta a segurança.
Cada terminal também contará com uma Estação Cidadania, oferecendo serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, ambulatório, lojas, lanchonetes e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Frota com ar-condicionado, Wi-Fi e ônibus elétricos
Ao todo, 265 ônibus vão operar no sistema, sendo 40 deles movidos à eletricidade. Todos os veículos serão equipados com ar-condicionado e Wi-Fi, oferecendo mais conforto aos usuários.
A estrutura do BRT Metropolitano permitirá a integração total das linhas: será possível utilizar mais de um ônibus ao longo do trajeto pagando apenas uma tarifa, com linhas alimentadoras ligando os bairros aos terminais principais.
Além de Castanhal, o sistema vai beneficiar diretamente moradores de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.