COP

Governo do Pará firma parceria com a ONU em Santarém

Governador participou do evento “ONU e Amazônia: parceria para o Desenvolvimento Sustentável”

FOTO: PEDRO GUERREIRO/AG PARÁ
Governador participou do evento “ONU e Amazônia: parceria para o Desenvolvimento Sustentável” FOTO: PEDRO GUERREIRO/AG PARÁ

O governador Helder Barbalho, também presidente do Consórcio Amazônia Legal (CAL), fez os discursos de abertura e de encerramento do evento “ONU e Amazônia: parceria para o Desenvolvimento Sustentável”, realizado no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, na noite de ontem, 2 de agosto.

O evento contou com a participação de autoridades do governo federal, dos governos dos estados amazônicos, de órgãos diplomáticos, de organismos internacionais, sociedade civil e do setor privado, com vistas a considerar os esforços conjuntos para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia em benefício dos 29 milhões de pessoas que vivem na região.

A programação incluiu o lançamento nacional do Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, como uma parceria entre o Sistema das Nações Unidas, governo federal e governos estaduais da região, por meio do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal Brasileira.

O governador esteve acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan e de secretários de Estado. “Este é um momento preparatório, em que a convocação global chega para a Amazônia, para debater os desafios ambientais, mas também para nos ouvir, para conhecer as realidades sociais, os desafios da construção de um modelo de desenvolvimento sustentável que possa ser inclusivo”, declarou o chefe do Executivo paraense, referindo-se aos preparativos para a 30ª Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será sediada em Belém no ano de 2025.

Helder comemorou o protagonismo do Pará nessa agenda, citando a realização da Cúpula da Amazônia agora nos dias 8 e 9 de agosto na capital paraense, com a presença de presidentes dos países amazônicos e defendeu o binômio floresta e gente como solução para que o Estado possa cumprir com seus desafios ambientais. “E isso em consonância com a elaboração de soluções que permitam ao povo da floresta, os amazônidas, todos nós que aqui vivemos, possamos ter uma vida melhor, com sustentabilidade”, reforçou.

Sobre o Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, o governador declarou ver a iniciativa como um importante passo para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável e para a gestão de ações inclusivas envolvendo ainda o desenvolvimento sustentável social.

“O desafio é fazer chegar a cada rincão da Amazônia as ações do governo brasileiro, cuidar das comunidades locais e promovendo um desenvolvimento a partir do compromissado ambiental que todos devemos exercer”, reforçou.

A secretária de Estado dos Povos Indígenas, Puyr Tembé também participou da programação. Para ela, falar em desenvolvimento sustentável no momento em que o Brasil vive por si só já faz parte de um processo construtivo inclusivo para com os povos tradicionais.

“Estamos vivendo na Amazônia mudanças e emergências climáticas que refletem no planeta. Por isso é tão importante ter a ONU nesta iniciativa, que merece parabéns, assim como o governador Helder Barbalho e os demais governadores da Amazônia, que pensam na coletividade. Importante que as demais regiões e biomas busquem pensar esse desenvolvimento para todes”, declarou.