BRT METROPOLITANO

Governo do Pará finaliza entrega de ônibus elétricos para o BRT

Mais dez ônibus elétricos já estão em Belém, completando a entrega dos 40 veículos previstos para o Sistema BRT Metropolitano.

Governo do Pará finaliza entrega de ônibus elétricos para o BRT Governo do Pará finaliza entrega de ônibus elétricos para o BRT Governo do Pará finaliza entrega de ônibus elétricos para o BRT Governo do Pará finaliza entrega de ônibus elétricos para o BRT
Mais dez ônibus elétricos já estão em Belém, completando a entrega dos 40 veículos previstos para o Sistema BRT Metropolitano.
Mais dez ônibus elétricos já estão em Belém, completando a entrega dos 40 veículos previstos para o Sistema BRT Metropolitano. Foto: Arcon

Mais dez ônibus elétricos já estão em Belém, completando a entrega dos 40 veículos com tecnologia de emissão zero de gases poluentes previstos para o Sistema BRT Metropolitano. A nova remessa marca mais um avanço na transição para uma mobilidade urbana mais sustentável na Região Metropolitana de Belém, conduzida pelo Governo do Pará.

Segundo o diretor-geral da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), Eduardo Ribeiro, a nova etapa representa a conclusão de uma entrega estratégica para a operação do sistema. “Com a chegada desses dez ônibus, completamos os 40 veículos elétricos previstos, já com seus carregadores instalados. No total, cerca de 230 ônibus já estão em Belém. Com a operação iniciando, esses veículos estarão à disposição da população que depende do maior projeto de mobilidade urbana da região nos últimos anos”, afirmou.

Ao todo, o BRT Metropolitano contará com 265 ônibus, dos quais 40 são elétricos e os outros 225 equipados com motores Euro 6, que emitem 15 vezes menos poluentes do que os modelos antigos ainda em operação na Grande Belém. A renovação da frota contribui para melhorar a qualidade do ar, reduzir ilhas de calor e promover mais conforto no transporte coletivo, impactando diretamente no bem-estar urbano.

Mobilidade Urbana Sustentável

Transporte sustentável em evidência – Segundo o diretor de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon, Claudio Conde, essa é uma das maiores frotas metropolitanas elétricas de transporte público do país. “Isso é extremamente importante porque, em um ano de COP, nós estamos fazendo uma contribuição significativa em termos de emissões. Não só pelos veículos elétricos, cuja recarga tem impacto ambiental praticamente nulo do ponto de vista de matriz energética, mas também porque todos os outros ônibus, que são a diesel, possuem motor Euro 6”, explica.