INSCRIÇÕES ABERTAS!

Governo do Pará entrega primeira escola estadual bilíngue em tempo Integral 

Nesta segunda-feira (21), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou o lançamento da nova Escola Estadual Madre Celeste.

Unidade da rede pública estadual em Icoaraci abriu período de matrícula
Unidade da rede pública estadual em Icoaraci abriu período de matrícula

O ano de 2025 marcará um importante passo na educação pública do Pará com a entrega da primeira unidade de ensino em tempo integral e bilíngue (português e espanhol) da rede estadual. Nesta segunda-feira (21), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou o lançamento da nova Escola Estadual Madre Celeste, localizada no Distrito de Icoaraci. Durante o evento, foram assinadas a ordem de serviço para as obras de reconstrução e a portaria de criação da iniciativa inédita. Além disso, as inscrições para matrícula na nova unidade já estão abertas.

O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a importância da nova escola, que antes era uma instituição particular. “Esse equipamento passa a ser uma escola pública, atendendo as demandas da comunidade”, afirmou. A escola terá capacidade para 700 alunos, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, oferecendo uma formação bilíngue com ênfase em português, espanhol e inglês.

O governador também ressaltou que a unidade atenderá estudantes do distrito de Outeiro, ampliando a oferta de ensino em Icoaraci. “Este investimento é uma oportunidade para transformar a vida de crianças e jovens, destacando o Pará como referência na educação pública”, disse Barbalho.

A nova Escola Estadual Madre Celeste contará com um modelo pedagógico baseado em projetos e trabalho colaborativo, promovendo o engajamento dos estudantes. Aqueles do Ensino Médio poderão optar por um percurso integrado à Educação Profissional e Tecnológica, recebendo certificação técnica ao final da educação básica.

O espaço incluirá uma piscina, quadra de vôlei de areia, quadra coberta e laboratórios, oferecendo uma infraestrutura de qualidade. O currículo será interdisciplinar, com trilhas de aprendizagem personalizadas e acompanhamento tutorial.

Yasmin Sozinho, futura estudante da 1ª série do Ensino Médio, expressou suas expectativas: “É uma oportunidade incrível, pois ter um ensino bilíngue vai enriquecer muito nosso aprendizado”.

Com essa nova unidade, o Governo do Pará já aumentou em 100% as vagas em escolas de tempo integral, totalizando 35,9 mil vagas na rede pública estadual. As escolas de tempo integral visam promover a formação integral dos estudantes, ampliando a jornada escolar e favorecendo seu desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional.

A unidade também contará com o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), alinhando-se à Política Pública de Educação para o Meio Ambiente do governo.

Inscrições abertas

As matrículas para a Escola Estadual Madre Celeste estão abertas desde segunda-feira (21) e vão até sexta-feira (25), com atendimento presencial das 8h às 17h. O prédio da escola está localizado na Rua Manoel Barata, 728, esquina com São Roque, no bairro do Cruzeiro.

Os interessados devem levar os seguintes documentos:

  • Pasta L;
  • Histórico escolar ou ressalva;
  • Duas fotos 3×4 coloridas e recentes;
  • Cópia da certidão de nascimento do estudante;
  • Cópia do CPF e RG do estudante e do responsável;
  • Comprovante de residência com CEP legível;
  • Folha resumo do Cadastro Único (CAD-Único), se recebe Bolsa Família;
  • Cartão de vacinação contra Covid-19.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou a importância histórica da Escola Madre Celeste e seu potencial de transformar a educação na região. “Essa escola terá uma estrutura que atenderá desde a educação infantil até o Ensino Médio, proporcionando um ambiente de aprendizagem seguro e de qualidade”, afirmou.

Investimento na Educação Pública

O Governo do Pará se destaca no cenário nacional pela qualidade do ensino público, ocupando a 6ª posição no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Desde 2019, foram entregues 153 escolas totalmente reconstruídas e 28 unidades escolares na capital. Em Belém, mais de 16 mil estudantes são beneficiados com investimentos significativos na área da educação.

Fonte: Agência Pará