
O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (23), 1.150 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) gratuitas por meio do programa “CNH Pai D’égua”, em evento realizado no Complexo Esportivo da Usina da Paz, em Castanhal. A ação beneficiou moradores da Região Metropolitana de Belém e de municípios do nordeste paraense, como Bujaru, Santa Maria, Curuçá, Marapanim e Terra Alta.
Presente na cerimônia, a vice-governadora Hana Ghassan destacou o impacto social e profissional do programa, que é considerado o maior do país em emissão gratuita de CNHs. A iniciativa garante isenção total de custos, incluindo autoescola e exames, e já ofertou 60 mil vagas nos 144 municípios do estado.
“Eu sei que muitos aqui, que estão recebendo a carteira, têm um sonho. E com força de vontade, a gente ultrapassa as barreiras. Este ano teremos o maior evento mundial, que é a COP 30. Castanhal vai receber muitos turistas em novembro, vai ser mostrada para todo o mundo. E quem quiser trabalhar com transporte vai ter uma grande oportunidade”, reforçou a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da COP 30.
Entre os beneficiados, histórias de superação e expectativa por novas oportunidades. A estudante Gleyce Rodrigues, de Bujaru, e a locutora Erica Reis, moradora de Castanhal e pessoa com deficiência, comemoraram a conquista. Já a manicure Carla Oliveira celebrou a chance de seguir a tradição familiar como caminhoneira.
“Quem fez eu me inscrever foi minha cunhada, e foi no último dia. Tanto que me inscrevi sem acreditar que seria classificada. A categoria que escolhi foi D, pois venho de uma família de caminhoneiros, e sempre foi um grande sonho meu ter habilitação para caminhão pelas histórias que ouvia das viagens. Com isso, terei mais oportunidades de trabalho, pois me deixou bem perto do meu sonho. Sou extremamente grata”, contou Carla Oliveira.
Programa CNH Pai D’égua
Segundo o Detran, mais de R$ 400 milhões já foram investidos no programa, que se tornou referência nacional.