O Governo do Estado decretou situação de emergência em mais três cidades em função das fortes chuvas que estão causando diversos desastres nestes municípios nos últimos dias.
Uma das cidades é Jacareacanga e o decreto tem validade de 180 dias. O período das chuvas se estende desde fevereiro no município a afetou moradores da zona rural e urbana e a prefeitura identificou 3.872 pessoas prejudicadas, sendo que 1.431 ficaram desalojadas e outras 2.441 também foram atingidos.
Boa parte mora na zona rural do município. Outro detalhe: boa parte dos atingidos pertence à população indígena, que mora em comunidades rurais e ribeirinhas e ficam parcialmente isoladas nessa época do ano. As chuvas causaram danos em pontes e deixou intrafegáveis outros trechos das estradas vicinais.
A cidade de Placas também entrou em situação de emergência por 180 dias. As chuvas castigam a região desde janeiro, segundo a prefeitura local, deixando mais de 4,4 mil pessoas atingidas. Quase duas mil estão desalojadas e pelo menos 11 pontes de madeira ficaram danificadas, prejudicando principalmente quem mora na zona rural.
Outro município em situação emergencial é Irituia. Vários alagamentos foram registrados nos últimos dias, com destaque a uma erosão na vila de São Francisco, no quilômetro 14 da BR-010. Várias casas também foram afetadas pelos alagamentos provocados pelas chuvas intensas.
Na estrada da Penha, um trecho da estrada foi levado, e a ponte que leva à Vila Nazaré foi arrastada pela água do igarapé que transbordo. Nas redes sociais moradores divulgavam imagens do grande volume e da força da água em balneários.
O trecho da PA-253 no “ladeirão”, próximo ao Salmista, entre a Vila Tessalônica e Capitão Poço, foi levado pela água. A PA ficou rompida, deixando uma cratera que interditou a rodovia por completo, alguns motoristas usam as vicinais pela área rural de Irituia como rota alternativa.