Com entrega prevista para o segundo semestre de 2023, o Centro Especializado em Atendimento do Autismo (Cetea) é parte de uma série de medidas tomadas pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Tea) e suas famílias. Criada na atual gestão em 2020, a Coordenação de Políticas Para o Autismo (Cepa) da Sespa vem assumindo um papel de pioneirismo em ações em benefício do segmento.
Com 70% das obras já concluídas em um investimento de R$ 3,3 milhões, o Cetea funcionará na travessa Presidente Pernambuco, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, no bairro Batista Campos, em Belém. A entrega da unidade marca uma nova fase dos serviços oferecidos na rede estadual para a comunidade autista.
A Coordenadora de Políticas Para o Austimo da Sespa Nayara Barbalho falou sobre o pioneirismo da ação do Governo do Estado: “Será um marco na história no campo do autismo em nosso país. Trata-se do primeiro laboratório de formação do Brasil para capacitar gestores, profissionais de saúde e a comunidade em geral na área. É um projeto de muito orgulho para nós”, declarou.
Na manhã desta quinta-feira (11), o novo espaço recebeu a visita da vice-governadora, Hanna Ghassan Tuma e do secretário de saúde pública, Rômulo Rodovalho. A visita foi conduzida pela coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho. Na ocasião, o secretário de saúde pública, Rômulo Rodovalho, avaliou o andamento das obras. “As obras já estão em estágio avançado, em breve será entregue mais um equipamento extremamente importante para a população Paraense”, destacou o titular da Sespa.
No pavimento de atendimento a pessoas com autismo, o Cetea terá a capacidade de receber mais de 150 usuários e contará com salas de integração sensorial, salas de terapia, laboratório de corpo e movimento, box de intervenção individual, salas de habilidades sociais e vocacionais e salas de atividades de vida diária (AVD) e atividades instrumentais da vida diária (AIVD). São todos espaços que permitem um trabalho de excelência em atendimento a pessoas com autismo baseados em evidências científicas.
A vice-governadora, Hanna Ghassan Tuma, visitou todo o espaço e ressaltou a importância do centro. “Estamos muito ansiosos para entregar esse espaço que vai ser mais um marco para atendimento de pessoas com autismo, no Pará”.