Após o anúncio de mais seis Usinas da Paz nas duas últimas semanas, o governo do Estado assinará mais uma ordem de serviço para a construção da 18ª, no município de Santa Izabel do Pará, na Região de Integração do Rio Guamá. A cerimônia contará com a presença de autoridades locais, assim como do secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, e do próprio governador do Estado, Hélder Barbalho. Após a assinatura haverá o início do processo de construção do complexo multifuncional do governo do Estado.
Considerada um modelo inovador de segurança pública e cidadania, a Usina da Paz é parte integrante do Programa TerPaz, priorizando bairros periféricos com populações em situação de vulnerabilidade sócioeconômica. Cada UsiPaz leva mais de 70 serviços essenciais para a população, desde as áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer, integrados pelas secretarias estaduais e órgãos parceiros, oferecendo atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. Todos os serviços são gratuitos.
As obras serão executadas pela mineradora Vale, em área localizada no Vale da Porangaba, Rua 06, Quadra 07, ao lado da unidade de saúde do Triângulo.