
O Governo do Pará segue com avanços na democratização do acesso à saúde no interior do estado, com a inauguração da Policlínica/NATEA de Marabá, no sudeste paraense, que marcam as comemorações dos 112 anos da cidade. A unidade, que será entregue pelo governador Helder Barbalho neste sábado (5), vai oferecer mais de 30 especialidades médicas, exames laboratoriais e de imagens, procedimentos cirúrgicos e atendimento multiprofissional a pessoas com autismo.
Erivane Cavalcante Oliveira, 60 anos, moradora de Marabá na região de Carajás, residente nas proximidades do novo equipamento de saúde, não disfarça a empolgação com a inauguração. “Sempre passava em frente durante a construção, o prédio ficou lindo, não vejo a hora de conhecer o espaço e aproveitar tudo o que ele vai oferecer”, conta.
Com capacidade para realizar 575 mil atendimentos por ano, a Policlínica prevê mais de 90 mil consultas médicas, 19 mil atendimentos multiprofissionais, 408 mil exames laboratoriais e de imagem, além de 4.700 cirurgias e a entrega de aparelhos auditivos para 360 pacientes. O NATEA, por sua vez, responderá por mais de 52 mil atendimentos anuais, incluindo 11.400 consultas e mais de 41 mil assistências multiprofissionais.
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, reforça o impacto da unidade para a população da região. “Estamos garantindo acessibilidade e qualidade nos serviços de saúde para os moradores do sudeste do estado. Vamos desafogar as demandas reprimidas e oferecer um atendimento mais humanizado e especializado”, destacou.
O Natea em Marabá vai proporcionar para crianças, jovens, adultos, atendimento especializado com neuropediatria, pediatria, psiquiatria, assistentes sociais, enfermeiros, pedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. É importante destacar que os pacientes também terão acesso a sessões multiprofissionais que incluem atividades de educação física, fonoaudiologia, entre outros, promovendo o desenvolvimento e qualidade de vida.
A estrutura vai proporcionar conforto e acessibilidade com espaços amplos e salas de espera climatizadas, consultórios bem equipados, além de áreas dedicadas a atividades terapêuticas e educativas para garantir um atendimento eficiente acolhedor e de qualidade promovendo a saúde e o bem-estar da população da região de Carajás.
Sob a gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o local vai atender a população de 17 municípios da região de Carajás.