NOVA DOCA

Governo do Pará acompanha andamento da obra do Parque Linear da Nova Doca

Com a reta final da obra na quadra 1 serão retirados os últimos tapumes do local, garantindo que a população também acompanhe o andamento do projeto.

Governo do Pará acompanha andamento da obra do Parque Linear da Nova Doca Governo do Pará acompanha andamento da obra do Parque Linear da Nova Doca Governo do Pará acompanha andamento da obra do Parque Linear da Nova Doca Governo do Pará acompanha andamento da obra do Parque Linear da Nova Doca
O Parque Linear Tamandaré será implantado ao longo do canal da Avenida Almirante Tamandaré para atender à população do entorno
O Parque Linear Tamandaré será implantado ao longo do canal da Avenida Almirante Tamandaré para atender à população do entorno

O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanha, na tarde desta segunda-feira (31), a partir de 17h, o andamento da obra do Parque Linear da Nova Doca, no bairro do Reduto, em Belém, um dos investimentos para a realização da COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), na capital paraense, em novembro. Com os trabalhos adiantados, a quadra 1 – localizada entre a Avenida Pedro Álvares Cabral/Rua Belém e Avenida Marechal Hermes – já está na fase de acabamento, com o paisagismo sustentável e a instalação de equipamentos públicos. Helder Barbalho estará acompanhado pela vice-governadora Hana Ghassan.

Com a reta final da obra na quadra 1 serão retirados os últimos tapumes do local, garantindo que a população também acompanhe o andamento do projeto. Durante o evento, a Bandeira do Pará será hasteada. Nesta semana, será liberado o trânsito em mais duas faixas do perímetro, que recebeu nova pavimentação e sinalização asfáltica.

Paisagismo sustentável – A quadra 1 da Nova Doca já recebeu árvores transplantadas das obras de macrodrenagem e saneamento do Canal União e da Nova Rua da Marinha, que também são investimentos visando à COP 30. O espaço conta com “jardins suspensos”, estruturas feitas a partir de material reciclado, como vergalhões, que seriam descartados, mas que agora servem de suporte para plantas vivas, instaladas onde o plantio direto não é possível, proporcionando uma solução ecológica para gerar sombra.

O Parque Linear também conta com o sistema de tratamento de efluentes por wetlands, os chamados “jardins filtrantes”, que utilizam plantas para purificar a água, reduzindo impactos ambientais e custos, e aumentando a eficácia. As raízes de plantas, como lírio-da-amazônia e cana-da-índia, sugam as impurezas do canal e devolvem em forma de oxigênio não poluente.

Além da grama “amendoim”, uma vegetação que melhora a qualidade do solo ao retirar impurezas, a obra da Nova Doca terá biovaletas, estruturas consideradas Soluções Baseadas na Natureza (SBN). Elas acumulam e filtram a água das chuvas, evitando alagamentos e entupimento das valas e bueiros.

A quadra 1 da Nova Doca também está recebendo a estrutura da passarela com mirante elevado, que terá uma arquibancada. A área contará, ainda, com um balé das águas e duas fontes interativas ao lado área de eventos e atividades culturais, onde costuma ficar montada a estrutura da imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante a época do Círio, em outubro.

Obras avançadas – Coordenados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), os trabalhos da Nova Doca estão com 70% de conclusão, e continuam nos oito módulos ao longo da via. Além da fase de acabamento das primeiras quadras, o planejamento atual inclui fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal.

A construção do Parque Linear – uma parceria do Governo do Pará com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional – envolve 1,2 quilômetro de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle da maré, a fim de evitar inundações.

Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outros sistemas de drenagem profunda e superficial para receber a água das chuvas, rede de esgoto sanitário e tubulação de água potável. Do projeto também constam ciclovia e sistema de energia limpa.