Concursos & Empregos

Governo do Estado vai contratar 5 MIL professores temporários. Confira os detalhes!

O governador Helder Barbalho entregou escola reconstruída em Ananindeua e anunciou a contratação de professores temporários. Foto: Agência Pará
O governador Helder Barbalho entregou escola reconstruída em Ananindeua e anunciou a contratação de professores temporários. Foto: Agência Pará

Aluno do do 2° ano, o estudante José Manoel Neves, de 7 anos, ficou feliz com as dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barata, entregue reconstruída pelo Governo do Estado na manhã desta sexta-feira (10), em Ananindeua.

“Estou ansioso para ver se tem brincadeira. Gostei da escola reformada, vai melhorar meu aprendizado. Gostei muito de duas coisas novas a biblioteca, porque gosto de ler e do poço de brinquedo”, disse o aluno que tem a matemática como disciplina favorita. Esta é a 118ª unidade escolar entregue pela atual gestão.

O Governador do Estado, Helder Barbalho, esteve presente na entrega da obra, e destacou as ações do Estado para educação pública paraense.

“Ter um prédio com qualidade e acessibilidade é fundamental, sem isso não conseguimos melhorar a qualidade da educação. Mas também é fundamental que haja mobilização escolar, dos pais, alunos e professores. Por isso, isso quero reafirmar nosso compromisso com a educação pública, e vamos avançar na questão da infraestrura, avançar na distribuicão das merendas, sem esquecer que vamos voltar a disponibilizar o material didático produzido pela Seduc, depois de mais de 30 anos”, disse o governador do Pará, Helder Barbalho, durante a entrega.

Ainda na oportunidade, Helder Barbalho adiantou que vai anunciar na segunda-feira (13), a contratação de 5 mil professores temporários para atender a demanda da Seduc.

Vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, destacou que a gestão vai continuar investindo em educação e que a pasta é a prioridade deste novo governo. “Estar inaugurando essa escola é uma benção, é a primeira escola da gestão do secretário Rossieli Soares e vamos ter muito a comemorar na educação do Estado, porque o futuro passa necessariamente pela educação”, ressaltou ela.

Com investimento de quase R$ 770 mil, a reconstrução contemplou oito salas de aulas, secretaria, arquivo, laboratório de informática, sala de professores, banheiros masculino, feminino, e portadores de necessidades especiais, cozinha e dispensa. A unidade também ganhou uma quadra de esportes coberta, além da área do recreio coberta, com ligações por meio de passarelas cobertas.

A escola também recebeu novas instalações elétrica e hidrossanitária, além de climatização em todas as salas de aulas, o que assegura maior conforto e qualidade de ensino. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barata atende atualmente mais de 235 estudantes do ensino fundamental, nos turnos manhã e tarde, do primeiro ao quinto ano.

“Esta é a primeira escola da minha gestão, a primeira de muitas, então é necessário que se olhe com carinho para nossas escolas e vamos avançar muito mais. Mas além disso, temos que investir em pessoas, cuidando de professores, e estudantes, que são os nossos bem maiores. Aliado à isso, também vamos investir na infraestrutura da escolas para dar um ensino digno para os estudantes paraenses. O desafio é grande e estamos apenas começando”, disse Secretário de Educacão, Rossieli Soares, destacando que o Governo já mandou a Alepa o reajuste de 15% nos salários dos professores do magistério e a definição do PCCR dos administrativos da Seduc.

Kits – Na agenda, foram entregues ainda os primeiros kits para escolas de Ananindeua , contendo geladeira, freezer e computador. Inicialmente os kits serão entregues às escolas do município, de acordo com as respectivas demandas das unidades. No total, serão distribuídos cinco mil computadores e 900 freezers para todas as escolas do estado, conforme a necessidade.

Transporte – Ainda na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual fez a entrega de um ônibus para a Prefeitura de Bagre, no arquipélago do Marajó, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Elcione Barbalho.