Com o objetivo de promover a utilização de Energia Limpa na Administração Pública Estadual do Pará, o Governo do Estado lança na próxima segunda-feira (3), o programa Energia Limpa. A iniciativa visa construir usinas de energia solar para reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis, diminuir os custos de energia elétrica e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
A implementação das usinas é mais um compromisso do Governo do Pará com a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais. Além de também estimular a pesquisa, inovação e o desenvolvimento tecnológico na área de energia solar no Estado.
Durante o ato, será assinado o termo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Administração e Planejamento (Seplad) e a Secretaria e Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) para construção de uma usina fotovoltaica de 10MW no PCT Guamá.
Somente essa primeira usina irá possibilitar uma economia mensal de mais de R$1 milhão aos cofres públicos. Esta será uma usina piloto que suprirá a demanda energética dos prédios administrativos do Estado.
O Estado do Pará possui um potencial enorme de gerarão de energia e a usina do PCT Guamá irá evitar a emissão de 6.294.460 kg de CO₂ anualmente. O projeto será dividido em etapas, após a implantação da usina piloto, a previsão é que sejam construídas usinas solares nas demais regiões de integração para suprir os prédios públicos do interior.