Pará

Governo do Estado forma 202 novos policiais civis

O Governo do Estado realizou, na noite desta quinta-feira, 4, o encerramento do Curso de Formação dos 202 novos policiais civis do Estado do Pará. Foto: Marco Santos/Ag. Pará
O Governo do Estado realizou, na noite desta quinta-feira, 4, o encerramento do Curso de Formação dos 202 novos policiais civis do Estado do Pará. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Alexandre Nascimento

O Governo do Estado realizou, na noite desta quinta-feira, 4, o encerramento do Curso de Formação dos 202 novos policiais civis do Estado do Pará. Os formandos integravam o cadastro de reserva dos concursos 206 e 207, que foram realizados ano passado, sendo 73 delegados, 87 investigadores, 37 papiloscopistas e 5 escrivães.

O evento contou com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, do secretário de segurança Ualame Machado, do delegado-geral da Polícia Civil Walter Resende, entre outras autoridades públicas.

Os novos formandos irão se somar aos 1.045 outros policiais, oriundos dos mesmos concursos, que já tomaram posse. A adição representa o aumento de 40% do efetivo da Polícia Civil do Pará (PC), o que indica o interesse constante na promoção da segurança pública no Estado, por meio do Governo.

“São quatro anos seguidos da queda dos índices de violência. Muito se deve ao aparelhamento, mas de nada seria se não tivesse aumento do efetivo, que essa noite representa o aumento de 40% da nossa Polícia Civil”, disse Helder Barbalho, governador.

Diante disso, o secretário de segurança destacou a importância dos novos policiais para a manutenção dos índices positivos na queda da criminalidade. “Vamos ter o melhor mês de abril da história do Pará, no combate a violência em todos os contextos. Então, iremos contar com vocês para que esses números sejam mantidos, pois o maior interesse do Governo é garantir a segurança da população de todo o Estado, que é referência para todo o Brasil”, afirmou Ualame Machado.

Nesse contexto, os novos policiais civis deverão reforçar as delegacias pelo interior do Estado, sobretudo as Delegacias de Atendimento à Mulher (Deram).

“Serão um grande reforço para todo o Pará, mas principalmente para as delegacias das mulheres, que tem sido uma política do Governo de combater a violência doméstica e de grupos vulneráveis, principalmente porque dos novos delegados que foram formados, grande parte são mulheres”, disse Walter Resende, delegado-geral.

“Nosso Governo tem a preocupação de garantir a segurança de toda a população. Por isso, já fizemos a contratação de cerca de 800 mil agentes de segurança, para todas as forças, com o objetivo de que a queda da criminalidade em nosso Estado seja ainda maior”, completou o governador Helder Barbalho.

A cerimônia de conclusão do Curso de Formação dos novos policiais civis marcou ainda a entrega do moderno aparelho de raio-X portátil, pelo governador Helder Barbalho. O equipamento usa a mesma tecnologia usada nos aeroportos, que servirá para analisar malas e outros recipientes suspeitos de conterem entorpecentes e ficará sob responsabilidade da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), da PC.