
Belém e Pará - O Governo do Pará entregou, ontem (21), um novo batalhão da Polícia Militar, localizado na rodovia Arthur Bernardes, no bairro da Pratinha, em Belém. A construção vai abrigar o 38º Batalhão e está situada nos fundos do pátio da empresa de transportes Bertolini. O terreno e a edificação foram cedidos pela empresa, em parceria com outras 13 companhias que atuam na área, por meio de uma parceria público-privada.
“Isto é mais presença de policiamento nas ruas, isto aproxima o policiamento das comunidades, já que, ao criar um novo batalhão, estamos garantindo que a cobertura possa estar efetivamente atuando, e, neste caso, em bairros e distritos da nossa capital e da região metropolitana”, afirmou o governador Helder Barbalho, que esteve presente na entrega ao lado da vice-governadora Hana Ghassan e de autoridades estaduais e municipais.
O novo batalhão, além do policiamento ostensivo, também servirá para o atendimento de demandas ligadas à fiscalização de trânsito – por meio de uma parceria vigente entre a PM e a Prefeitura de Belém. Segundo Luciano de Oliveira, titular da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), o novo batalhão amplia a capilaridade da fiscalização de trânsito na cidade. Ele afirma que o convênio entre município e estado já tem gerado bons resultados.
“Nós temos, por exemplo, fortes indicadores do nosso sistema de radar: houve diminuição no número de placas encobertas que o radar detecta após essa parceria. A gente aumentou a fiscalização e os infratores estão cobrindo menos as placas para escapar da autuação. Temos também aumento nos índices de licenciamentos sendo regularizados. São apenas alguns exemplos positivos”, explicou o secretário.
Ao todo, 81 agentes atuarão no 38º Batalhão da PM, pertencente ao Comando de Policiamento da Capital II (CPC II). Serão 55 motos disponíveis para os agentes, com funcionamento 24 horas por dia. O major Gilberto de Oliveira será o responsável pelo regimento.
“Essa obra representa a continuidade da modernização da segurança pública e das instalações físicas. Aqui, nossos policiais terão melhores condições de trabalho e suporte operacional. Estarão, com certeza, mais motivados para exercer suas funções, seja no setor administrativo, seja no serviço operacional”, destacou o major.
Daniel Bertolini, vice-presidente da Fametro – Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas da Amazônia –, explicou que a área da rodovia Arthur Bernardes enfrentava problemas de insegurança, com relatos de violência urbana e ameaças, o que dificultava a contratação de funcionários pelas empresas, já que muitos tinham medo de trabalhar no local. Isso motivou a Fametro a procurar o governo, que prontamente aceitou iniciar a parceria. O consórcio de empresas, além da doação do terreno, financiou a construção do batalhão, com investimento estimado em quase R$ 700 mil.
O 38º Batalhão já estava em operação há seis meses, mesmo antes da conclusão das obras, o que, segundo Bertolini, contribuiu para o aumento da segurança na área. “Hoje, eu tenho a grata satisfação de dizer que você pode passar aqui no final do expediente, vai ver essa rua cheia, as paradas com pessoas abrigadas, usando seus celulares com tranquilidade. Ou seja, isso aqui trouxe paz e segurança para todas essas comunidades”, concluiu o empresário.