"CRECHES POR TODO O PARÁ"

Governo do Estado entrega creche em Ananindeua

Entrega foi feita pelo governador Helder Barbalho, por meio do Programa “Creches por Todo Pará”, iniciativa que atende, em cada unidade educacional, 200 crianças de 0 a 5 anos

O governador Helder destacou os benefícios do programa para a educação infantil

FOTO: Marco Santos/Ag Pará
O governador Helder destacou os benefícios do programa para a educação infantil FOTO: Marco Santos/Ag Pará

O Governo do Pará efetivou o compromisso de cuidar das crianças e promover o desenvolvimento educacional infantil no município de Ananindeua, na Região Metropolitana. Ontem (3), foi entregue para a população ananindeuense mais uma unidade do Programa “Creches por Todo Pará” da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), iniciativa que atende, em cada unidade educacional, 200 crianças de 0 a 5 anos. O governador Helder Barbalho reafirmou o propósito de inclusão social do programa voltado para a educação infantil.

“Esse programa tão importante de inclusão, que cuida das crianças e famílias e garante educação nos anos iniciais e o acolhimento para as crianças. Nós, juntos com o Unicef, fizemos um diagnóstico e o Pará tinha um déficit de 30 mil vagas em todo o território estadual. A partir disso, iniciamos a construção de 150 creches para garantirmos todas as ofertas e por isso zerar a fila de acesso ao ensino infantil. Já entregamos a creche de Oriximiná, entregamos aqui e vamos entregar a de Benevides, já praticamente pronta. E, um total de 149 unidades espalhadas pelos 144 municípios, cada município vai ganhar uma creche, e, vamos avançando para chegar em toda a parte, trabalhando pela educação”, disse Helder Barbalho.

ENSINO

A legislação brasileira estabelece que a educação infantil é obrigação do Município. O Governo do Estado age em parceria para assegurar acesso ao ensino infantil de qualidade.

“Nós, do governo do Estado, estamos entregando uma creche para Ananindeua, que é responsabilidade de política pública da Prefeitura. Mas o governo do Estado é quem está fazendo essa creche para atender as crianças da cidade. De agora em diante, nós vamos formalizar para a Prefeitura a entrega do prédio, todo equipado, sem custo para a Prefeitura, toda mobiliada, para que ela possa fazer o chamamento das crianças, já que eles já têm o cadastro das crianças que estão aguardando por uma vaga para poder ser aqui atendidas e a partir daí a gestão municipal deve assumir da mesma forma que nós estamos fazendo em outros municípios”, complementa.

A unidade de ensino infantil recebeu o nome da professora Maria Luisa Sampaio, atuante no município tanto na educação como na vida política. A pedagoga e advogada faleceu em 25 de janeiro de 2023.

O programa “Creches Por o Todo Pará” tem a atribuição de assegurar ofertas de vagas para crianças de todos os municípios paraenses. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), hoje, 30 mil vagas representam o déficit na educação infantil no Pará. Portanto, esta iniciativa tem por meta reduzir este número. As creches foram planejadas para proporcionar conforto, segurança, qualidade e bons hábitos alimentares.

“Uma base forte muda a vida das nossas crianças para sempre. Então hoje é um dia muito feliz e especial para os moradores de Ananindeua e, sem dúvidas, para todo o Pará que colherá os frutos dessa e das nossas demais creches”, garante Rossieli Soares, secretário de Educação.

Saiba mais

l A unidade infantil dispõe de salas de aula climatizadas, quadra coberta, lactário, solário, ambientes adequados com acessibilidade, biblioteca, playground, berçário, cozinha e refeitório. Além disso, todo o mobiliário foi escolhido, conforme o regramento do Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

l Ananindeua é o segundo município com mais habitantes no Estado, porém atende apenas 10% das crianças de até 3 anos nas creches e 61% das crianças de 4 e 5 anos na pré-escola.

l Com investimento de 3 milhões de reais, a creche vai beneficiar 200 crianças que moram na região. Entre elas a pequena Hadassa Gonçalves, de 1 ano e 4 meses. “A estrutura está muito ideal para as crianças. E meu objetivo é trabalhar e deixar minha filha aqui, em segurança e ficar sossegada”, afirma Monique Gonçalves, dona de casa.

l Enquanto as redes municipais do Pará como um todo ampliaram o atendimento das crianças até 3 anos entre 2019 e 2023, com aumento de mais de mil creches, o que corresponde a um crescimento de 53% no número de estabelecimentos, Ananindeua não acompanhou o ritmo. A rede municipal de Ananindeua teve aumento de apenas 3 creches entre 2019 e 2023.

l Para apoiar o atendimento à Educação Infantil, o programa “Creches Por Todo o Pará” terá duas unidade de creche nos municípios mais populosos, como Ananindeua.