Nesta terça-feira (14), os primeiros 683 policiais penais aprovados e nomeados no concurso C-208, de 2022, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), foram empossados pelo governador do Estado, Helder Barbalho. A nomeação do primeiro grupo de concursados foi publicada em portaria na edição do dia 1° de março, do Diário Oficial do Estado (DOE). A nomeação de outros 1.893 aprovados ocorrerá de forma gradativa, em duas etapas distintas até junho de 2023.
A cerimônia de posse foi realizada na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”, e ocorreu após duas semanas dedicadas ao cronograma administrativo do processo, onde os nomeados tiveram que realizar perícia médica e realizar a entrega das suas documentações, e por fim, poder receber o Termo de Posse e Ofício de Apresentação na Unidade Prisional, com a indicação do dia de entrada em exercício, e o recebimento do Ofício de Lotação.
Sobre a importância da conclusão desta etapa do concurso, o governador Helder Barbalho, destacou o novo olhar do governo do Estado para o sistema penitenciário paraense, além da estratégia de fortalecer o ambiente penal e as ações ostensivas nas ruas, aliadas aos projetos sociais.
“O fortalecimento do sistema penitenciário do Estado tem sido decisivo para que possamos construir um ambiente de paz nas ruas. A liderança por parte do Estado no ambiente carcerário, por um lado assegura que o Estado cumpra com as suas obrigações a partir das decisões do judiciário, garantindo com que o custodiado possa passar por um processo de ressocialização. Mas por outro lado garante com que a unidade penal seja um ambiente de domínio do Estado”, disse o chefe do executivo.
Equipamentos
Durante a posse dos novos policiais penais, o Governo do Pará, entregou para os órgãos da Segurança Pública Estadual, vários equipamentos como armamentos, do tipo fuzis, espingardas, pistolas e armas de choque, além de coletes balísticos, maletas para investigação criminal, envelopes para coletas de vestígios, sacos mortuários, roupas de aproximação, capacetes para combate a incêndios; veículos para base policial e transporte de animais e cargas, além de equinos, orçados em cerca de R$ 20 milhões, do tesouro estadual, e dos Fundos de Investimento Estaduais e Federais de Segurança Pública.
Serão contemplados com os equipamentos a Polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros Militar, para as atividades e ações operacionais em todas as regiões do Estado.