Pará

Governo detalha funcionamento dos totens da segurança; 50 já estão funcionando

Os 50 totens de videomonitoramento instalados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) foram inaugurados nesta quarta-feira (21). Foto: Celso Rodrigues
Os 50 totens de videomonitoramento instalados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) foram inaugurados nesta quarta-feira (21). Foto: Celso Rodrigues

Wesley Costa

Os 50 totens de videomonitoramento instalados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) foram inaugurados nesta quarta-feira (21) pelo governo do estado. Os equipamentos que possuem alta tecnologia estão distribuídos entre as cidades de Belém, Ananindeua, na Região Metropolitana, Altamira, Marabá e Santarém. A iniciativa integra o projeto “Cidades Inteligentes”, que visa fortalecer a parceria com os municípios e potencializar ações preventivas de segurança pública.

A cerimônia de entrega das novas ferramentas, ocorrida em Belém, contou com a participação do governador Helder Barbalho, que na ocasião falou sobre a importância de adotar os novos equipamentos “Estamos avançando no sentido de garantir segurança para a população com investimentos diversos, e tecnologia é fundamental para que possamos garantir a presença do estado e as estratégias eficazes de redução de criminalidade. Os totens servem para que a população se sinta mais segura, com câmeras que estarão fazendo o monitoramento, inclusive, com leitura facial”, disse.

O governador adiantou que a ideia é expandir as instalações dos totens de videomonitoramento para outras cidades. “Neste momento iniciamos com 50 unidades, que já estão em funcionamento. Logo iremos dobrar esta cobertura chegando a 100 equipamentos para que possamos, inclusive, além da Região Metropolitana e dos maiores centros, levar para todas as regiões e todas as cidades do Estado do Pará. São equipamentos importantes que estarão a serviço da cidadania, das pessoas e como aliado na busca da paz pelo estado”, reforça.

Os primeiros equipamentos estão distribuídos da seguinte forma: 14 totens na Capital Belém, 12 em Ananindeua, e mais 24 entre os municípios de Marabá, Altamira e Santarém, totalizando o investimento de R$ 9.399.456,00 por ano com a prestação de serviços. Além da captura de imagens, os equipamentos podem ainda, emitir alertas sonoros em situações emergenciais, permitindo à população contato direto com o Centro de Operações da Segup (Ciop).

De acordo com o secretário de segurança pública, Ualame Machado, a escolha dos pontos de instalação dos totens se deu de acordo com a população e as demandas dos próprios municípios. “As cidades e os pontos onde estão instalados, são locais que foram estudados bastante e, normalmente, recebem um fluxo muito grande de pessoas. Por isso também, a disposição de pontos visíveis e de fácil acesso para que sejam acionados, mediante as necessidades que possam surgir”, explicou.

Entre as tecnologias que compõem cada um dos dispositivos estão: 5 câmeras, sendo uma delas com zoom e possibilidade de giro em 360º; tecnologia de reconhecimento facial e placas de veículos roubados; botão de acionamento da força de segurança; emissão de alerta sonoro e mensagens de orientações à população. Vale destacar que, apesar de possuir alta tecnologia de monitoramento, neste primeiro momento os totens não têm por finalidade aplicar multas de trânsito, mas servem como reforço em várias frentes da segurança que sejam necessárias.