Nesta sexta-feira (11), a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, visitou o local onde será construída a segunda Usina da Paz (UsiPaz) em Ananindeua
Nesta sexta-feira (11), a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, visitou o local onde será construída a segunda Usina da Paz (UsiPaz) em Ananindeua

CIDADANIA E SERVIÇOS

Governo confirma construção de Usina da Paz em Ananindeua

Nesta sexta-feira (11), a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, visitou o local onde será construída a segunda Usina da Paz (UsiPaz) em Ananindeua

A nova unidade, que está em fase de planejamento e levantamento técnico, deverá seguir o modelo das demais Usinas da Paz já entregues em diferentes regiões do estado.
A nova unidade, que está em fase de planejamento e levantamento técnico, deverá seguir o modelo das demais Usinas da Paz já entregues em diferentes regiões do estado. Fotos: Agência Pará

Ananindeua - Nesta sexta-feira (11), a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, visitou o local onde será construída a segunda Usina da Paz (UsiPaz) em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. O terreno, de 27 mil metros quadrados, está situado na Avenida Zacarias de Assunção, no bairro Distrito Industrial.

Durante a inspeção, Hana Ghassan avaliou o espaço e discutiu os detalhes do futuro complexo, que oferecerá mais de 70 serviços públicos gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, educação, cultura, esporte e qualificação profissional. A vice-governadora reforçou o compromisso do Governo do Estado em expandir o projeto das Usinas da Paz e explicou as próximas etapas para a construção da nova unidade.

“Sabemos da importância desse projeto para a população. O Governo do Estado tem a meta de construir mais 40 Usinas da Paz. Este terreno é de propriedade estadual, e hoje viemos vistoriá-lo. Estamos na fase inicial, realizando o levantamento topográfico para definir o melhor local para o início das obras. O recurso já está garantido, e em breve daremos início à construção desta segunda UsiPaz em Ananindeua”, afirmou Hana Ghassan.

A nova unidade seguirá o modelo das demais Usinas da Paz já implantadas no estado, integrando o programa Territórios pela Paz (TerPaz), que visa promover inclusão social e fortalecer a presença do Estado em regiões de maior vulnerabilidade.

UsiPaz em Expansão no Pará

Atualmente, doze UsiPaz estão em funcionamento no Pará: cinco em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Cabanagem e Bengui), uma em Ananindeua (Icuí Guajará), uma em Marituba (Nova União) – ambas na região metropolitana – além de unidades em Castanhal, Abaetetuba, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Hana Ghassan destacou a receptividade das comunidades às Usinas da Paz e a expectativa dos moradores de Ananindeua pela nova estrutura:

“A população abraça a Usina da Paz como uma segunda casa. Sabemos o quanto é importante levar o governo para perto das pessoas, e essa unidade em Ananindeua cumprirá esse papel. Os moradores já aguardavam há muito tempo por essa conquista, e agora ela se concretiza”, completou.

Novas Unidades e Benefícios

Expansão do projeto
Apenas em 2025, o Estado já entregou três novas Usinas da Paz – em Castanhal, Marabá e Abaetetuba – beneficiando diretamente mais de 616 mil pessoas. Outras 25 unidades estão em construção em municípios como Altamira, Bragança, Santarém, Tucuruí, Barcarena e Belém (Icoaraci), entre outros.

O projeto reforça o compromisso do Governo do Pará em ampliar o acesso a serviços essenciais e promover desenvolvimento social em todas as regiões do estado.