BELÉM 409 ANOS

Governo celebra aniversário de Belém com entrega de obra da COP30

Descubra a importância da entrega do canal da Gentil para Belém. Uma obra estruturante que beneficiará 300 mil pessoas.

Canal da Gentil foi reconstruído para melhorar a vida de 300 mil pessoas. Fotos: Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará
Canal da Gentil foi reconstruído para melhorar a vida de 300 mil pessoas. Fotos: Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará

Belém - O dia 12 de janeiro é uma data importante para o estado do Pará: ele marca o aniversário da capital Belém, que em 2025 completa 409 anos. E o presente do Governo do Estado para a aniversariante foi a entrega de mais uma obra estruturante, que prepara a capital paraense para a realização da COP30 em novembro deste ano, além de deixar um legado de desenvolvimento para a população: a entrega do canal da Gentil, que passou por um processo de reconstrução para beneficiar 300 mil pessoas. 

O canal da Gentil é um dos 12 canais secundários que faz parte da bacia do Tucunduba. Sua reconstrução faz parte das obras de Saneamento da COP30 – uma iniciativa que prevê investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão.

“São diversos investimentos em saneamento. Estamos falando em 17 canais já entregues. Isso significa R$ 1,6 bilhão em investimentos. É a maior entrega da história da nossa capital. Estamos falando em 560 mil pessoas diretamente beneficiadas, e continuaremos avançando para entregar este pacote de melhorias do governo do Estado, da Prefeitura, e também da parceria do governo federal para preparar Belém para a COP30”, disse o governador Helder Barbalho.

Neste dia 12, o governo entrega a reconstrução de um trecho de 551 metros do canal localizado entre a travessa Teófilo Conduru e a rua da Olaria. Esta obra irá beneficiar e melhorar a condição de vida dos moradores locais trazendo saneamento, infraestrutura e melhorias na mobilidade urbana. Para que o Estado promova melhores condições de vida e dignidade para a população local estão sendo executados serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, asfalto, urbanização, aterramento de quintais, construção de uma ponte, uma passarela e ciclofaixa. 

“Esta obra representa bem o legado que queremos deixar para nossa cidade com as obras. É a segunda obra da COP que estamos entregando, as obras portanto estão em ritmo avançado. Ela vai ajudar as famílias a acabar com os alagamentos nas suas casas, e faz parte do conjunto de obras que está transformando Belém”,  afirma a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da COP 30, Hana Ghassan. 

“É com muita alegria que estamos no aniversário de Belém entregando obras e serviços para a nossa população. Estamos entregando este trecho de obras de saneamento, assim como entregamos o canal da Timbó durante a semana, com ponto o maior pacote de obras de saneamento da história da nossa cidade ser entregue pelo governo do estado. Como prefeito de Belém e como cidadão desta cidade, alguém que ama Belém e tem esperança que a cidade ir melhorar, eu só tenho a comemorar”, disse o prefeito Igor Normando

Após a entrega deste trecho, os serviços no canal da Gentil devem continuar para beneficiar ainda mais gente: uma segunda etapa irá avançar pelo canal até cobrir 1,4 km de extensão.  A obra completa do canal da Gentil receberá saneamento com abastecimento de água, esgoto e drenagem, além de 5 pontes, 8 passarelas e 1 praça com quadra poliesportiva; 2 playgrounds, 4 academias ao ar livre e 1 pista de corrida.