Marabá -
Mais de 500 estudantes da Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna, na Folha 16, em Marabá, Região de Integração de Carajás, serão beneficiados com a reconstrução da unidade escolar. Atualmente, a obra está na fase de levantamento de blocos e cobertura do telhado, iniciando o telhamento, o próximo passo são os acabamentos. O equipamento público se encontra com 60% dos serviços gerais executados.
A reconstrução da escola prevê sete blocos novos, divididos em doze salas de aula, refeitório, quadra coberta com arquibancada, três laboratórios, mini- teatro, salas de artes, vestiários masculino e feminino e ainda espaço de descanso para os alunos. O investimento totaliza R$ 6.134.000.000.
A Escola Gaspar Viana foi construída em 1984 e passou por duas reformas– uma em 1996 e outra em 2008. Embora o prédio esteja em reconstrução, os estudantes não estão desassistidos. O Governo do Pará alugou um prédio para que as aulas não fossem interrompidas.
Empregos – A reconstrução da Gaspar Viana gera 15 empregos diretos. O pedreiro Ivanildo Oliveira dos Santos faz parte do quadro de funcionários que ajudam na reconstrução da escola, e antes de ingressar no serviço estava desempregado e trabalhando apenas de diárias, sem renda fixa.
“Para mim é muito significante porque para encontrar uma vaga de emprego está muito difícil. Estou bem agradecido de trabalhar aqui. É uma obra de escola que vai beneficiar tantos alunos que precisam estudar, e assim vamos concluir a obra”, conta ele.
O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, acompanha de perto o andamento da reconstrução do colégio. “A obra da escola Gaspar Viana faz parte do compromisso do nosso Governo. Depois de pronta, a nova escola ampliará o acesso de jovens e adultos ao Ensino Médio, proporcionando melhoria na qualidade de ensino. Ademais, a escola é de suma importância para a região, sendo referência”, explica o secretário.