O governador Helder Barbalho vai anunciar a construção da 21ª Usina da Paz, agora na cidade de Itaituba, na região de Integração do Tapajós, no sudoeste do Pará. Este marco será oficializado nesta quinta-feira (15), às 14h, com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade, definindo o início do processo de realização das obras deste complexo multifuncional do Governo do Estado.
Assim como nas Usinas da Paz anteriores, este projeto inovador tem como objetivo implementar um modelo único de segurança pública e cidadania, integrando uma ampla gama de ações e serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. A 21ª Usina da Paz será construída em uma localização estratégica, visando atender não apenas a população de Itaituba, mas também dos municípios vizinhos.
Serão disponibilizados mais de 70 serviços intersetoriais, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros. As comunidades terão acesso facilitado a atendimento médico, odontológico e psicológico, além de consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. É importante ressaltar que todas essas atividades serão gratuitas, buscando ampliar o acesso da população aos serviços considerados essenciais.
A Usina da Paz estará localizada em um terreno, doado pela prefeitura de Itaituba, na Avenida dos Ipês, S/n, entre Avenida E e Rua D3, Residencial Jardim América. As obras serão de responsabilidade da empresa Vale, por meio de um termo de cooperação.