LEGADO

Governadora em exercício anuncia segunda obra da COP 30 pronta

Governadora em exercício Hana Ghassan destacou a importância de obras como o Canal da Gentil que irá beneficiar milhares de pessoas

Hana Tuma falou sobre as obras da COP30. Foto: Celso Rodrigues
Hana Tuma falou sobre as obras da COP30. Foto: Celso Rodrigues

Belém - O governo do Estado vai entregar neste domingo, 12, dia do aniversário dos 409 anos da cidade de Belém, as obras completas do Canal da Gentil Bittencourt, a segunda obra da COP 30 entregue pelo executivo estadual este ano. A primeira foi o canal da Timbó, entregue na última segunda-feira.

“É uma obra completa que recupera e revaloriza uma área importante de Belém e onde residem milhares de famílias, e que terão a sua vida melhorada sensivelmente, acabando com alagamentos gerados pela bacia do Tucunduba que atingiam esses moradores por gerações”, destacou a governadora em exercício Hana Ghassan, em entrevista ao vivo no início desta tarde no Programa “Bora Cidade” (RBATV-Canal 13).

A vice-governadora disse que se sente feliz ao ver que obras como o Canal da Gentil vêm ajudando a transformar a capital paraense. “Até o final este ano com certeza teremos uma nova Belém que certamente voltará a ser a nossa capital da Amazônia”, garante. Ela destacou ainda a união e a parceria que foi estabelecida entre o governo do Estado e a Prefeitura de Belém.

“Esse trabalho conjunto é muito positivo porque trabalhamos conjuntamente e avançamos rapidamente em obras e serviços que beneficiam a população, ainda mais esse ano que temos o desafio que é o de sediar o maior evento mundial de mudanças climáticas, a COP30, aqui em Belém, e que certamente será um sucesso!”, acredita.

A obra de requalificação e readequação contempla 1.421,00 metros compreendendo o Canal da Gentil que vão da Avenida Tucunduba até a Rua Deodoro de Mendonça, envolvem saneamento com abastecimento de água, esgoto e drenagem; 5 pontes; 8 passarelas e 1 praça com quadra poliesportiva; 2 playgrounds, 4 academias ao ar livre e 1 pista de corrida.

O projeto de saneamento e reurbanização, orçado em R$ 49,7 milhões, beneficia cerca de 300 mil pessoas e gerou mais de 450 empregos durante as obras, A obra é uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Canal da Gentil é um dos 12 canais secundários que integram a Bacia do Tucunduba e integra um conjunto de projetos referentes à política de saneamento nos canais de Belém, que vêm sendo realizada desde 2019. A obra integra também pacote de obras estruturantes da COP 30, por meio do trabalho da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).