Pará

Helder anuncia criação de mais duas universidades no Pará

Helder Barbalho entregou ontem o campus XXIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Parauapebas. Segundo ele, um novo campus deve ser instalado em Canaã dos Carajás. Foto: Pedro Guerreiro- Ag. Pará
Helder Barbalho entregou ontem o campus XXIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Parauapebas. Segundo ele, um novo campus deve ser instalado em Canaã dos Carajás. Foto: Pedro Guerreiro- Ag. Pará

Uma demanda da sociedade, atendida pelo Governo do Pará, em parceria com a Prefeitura de Parauapebas e a mineradora Vale, foi entregue na tarde de ontem (11): o campus XXIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Parauapebas, no sudeste paraense. A instituição tem capacidade para atender cerca de 300 alunos de cursos de graduação e pós-graduação.

A partir da entrega do prédio, as aulas que eram ministradas no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), por meio de convênio firmado com a Prefeitura, passam para o novo campus.

“Esse é um momento muito especial de expansão da Uepa”, destacou o governador Helder Barbalho, presente à solenidade de entrega do novo campus, que vai garantir “com que as novas turmas possam estar em ambiente qualificado e adequado para a prática das aulas, com laboratórios e áreas de informática, auditório e acessibilidade”.

Segundo o governador, o prédio representa novas oportunidades e desafios para a região, ao tornar Parauapebas “um centro estratégico universitário de formação de mão de obra superior, para que possamos fazer valer as oportunidades e desafios econômicos da região, com mão de obra local”.

Novas universidades
O governador também anunciou que, até o final deste ano, deve encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) um Projeto de Lei para a criação de mais duas universidades estaduais nas regiões Sul e Sudeste e Oeste do Pará.

Novo campus
Helder também informou que já existem tratativas para instalação de um novo campus em Canaã dos Carajás, município próximo, “avançando na região Sudeste do Estado, como também no Sul, para que toda a juventude do Sul e Sudeste do Pará não precise se deslocar até Belém para realizar o sonho de acesso ao ensino superior, com a qualidade devida”.