UEPA

Futuros Cientistas: Inscrições prorrogadas até 16 de setembro

Dois projetos de professoras da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram aprovados na chamada do Programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).

Foto: Sidney Oliveira/ Ascom Uepa
Foto: Sidney Oliveira/ Ascom Uepa

Dois projetos de professoras da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram aprovados na chamada do Programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE). Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa visa incentivar a participação de alunas e professoras da rede pública nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). As inscrições para as imersões científicas foram prorrogadas até 16 de setembro e devem ser feitas exclusivamente por formulário online.

Alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras do Ensino Básico de Salvaterra e Parauapebas poderão se inscrever para os projetos da Uepa, que ocorrerão nos campi XIX e XXIII. Em Salvaterra, a professora Jéssica Herzog Viana coordenará o projeto “O Mundo é dos Insetos: Da Megadiversidade à Proteína Sustentável”. Em Parauapebas, a professora Pryscilla Denise Almeida da Silva liderará a proposta “Vida em Miniatura: Descobrindo a Biodiversidade Microscópica”.

O Futuras Cientistas é parte das iniciativas do governo brasileiro para aumentar a participação feminina na ciência. A professora Jéssica Viana destaca a importância desses investimentos, observando que, embora as mulheres representem a maioria no ensino superior, ainda enfrentam barreiras na produção científica. Ela ressalta que essas iniciativas ajudam a garantir que as perspectivas femininas sejam refletidas na ciência, promovendo impacto acadêmico e social.

Além de buscar equidade de gênero, o programa também visa descentralizar projetos científicos e de extensão, reduzindo desigualdades regionais e promovendo o desenvolvimento local. A participação ativa das regiões Norte e Nordeste contribui para a criação de oportunidades que atendem às necessidades e realidades específicas dessas populações.

As atividades dos projetos estão previstas para janeiro de 2025, e cada uma das 470 participantes selecionadas receberá um auxílio de R$ 600,00.

Mais informações por aqui: https://www.gov.br/cetene/pt-br/acesso-a-informacao/editais

*Com informações da UEPA