Pará

Fundo de Assistência Social garante benefícios e cuidados a PMs


O programa habitacional, a doação de órteses e cadeiras de rodas, as facilidades para aquisição de armamentos e a assistência jurídica estão entre os serviços oferecidos pelo FASPM. Foto: Ag. Pará
O programa habitacional, a doação de órteses e cadeiras de rodas, as facilidades para aquisição de armamentos e a assistência jurídica estão entre os serviços oferecidos pelo FASPM. Foto: Ag. Pará

O militar reformado Rayrisson Garcia foi baleado, durante a sua folga, por dois criminosos em 2015, pouco mais de um ano após entrar para a Polícia Militar do Pará (PMPA), o que o deixou paraplégico. Desde o ocorrido, ele recebe todo o suporte necessário do Fundo de Assistência Social da Polícia Militar do Estado do Pará (FASPM). Nesta segunda-feira (22), recebeu a doação de uma nova cadeira de banho adaptada para garantir maior autonomia nas atividades diárias.

“Esse foi, sem dúvidas, o pior momento da minha vida e o apoio do FASPM fez toda a diferença para a minha recuperação, porque recebi uma ótima assistência no período em que mais precisei e até hoje. Busco evoluir por mim e pela minha família e com o apoio de fisioterapia, doação de fraldas descartáveis, transporte, cadeiras de rodas, medicação, além do cuidado psicológico comigo é fundamental para que eu pudesse voltar a pensar em um futuro”, ressalta Garcia.

Mais de 16 mil policiais militares do Pará são associados do Fundo de Assistência Social, que é uma organização de referência na prestação de serviços que beneficiam os militares da polícia e bombeiro. A contribuição mensal é de 2% do soldo e 1% é de participação subsidiada pelo Governo do Pará. Atualmente, o FASPM atua em 33 municípios com representações.

“Enquanto o policial militar cuida da população e sai para as ruas para defender a vida de terceiros, nós, do FASPM, cuidamos da vida dele. Exercemos uma atividade de risco e ter uma retaguarda faz com que a gente desempenhe as nosso trabalho com mais segurança. Um dos nossos principais serviços é a doação de órteses, próteses, muletas e cadeiras de rodas. Mandamos buscar o que há de melhor e os militares têm acompanhamento de uma equipe preparada de terapeutas, assistentes sociais e psicólogos”, informa o coronel Moisés Conceição, diretor do FASPM.

Em 1996, o militar reformado Jairo Polaro sofreu um acidente automobilístico, enquanto trabalhava em Itaituba, o que provocou a amputação de um terço da sua perna. O suporte do FASPM, com a doação de duas próteses e acolhimento social, fez toda a diferença, segundo o militar reformado, para que ele retomasse a sua independência e qualidade de vida.

“Na década de 90 recebi a primeira prótese, quem é amputado sabe que com o passar do tempo ela vai se desgastando e foi aí que o FASPM me forneceu a segunda prótese, que custa mais de 16 mil reais e eu não teria condições de arcar com esse custo. Pra nós, segurados, é muito importante saber que podemos contar com o Fundo, porque sabemos que a nossa atividade envolve risco e sofrer um sinistro e ficar desamparado seria muito mais difícil. Sou muito bem atendido e amparado aqui. O primeiro pensamento de ‘estou inválido’ foi aos poucos se transformando com todo o suporte que recebi”, ressalta Polaro.

Entre os auxílios, serviços e benefícios do FASPM, estão: assistência social; auxílio funeral de dependentes; pecúlio em caso de falecimento; passagens aéreas, rodoviárias e fluviais para procedimento de saúde em outro município ou Estado; programa habitacional; condução veicular para remoções simples até instituições onde se tenha agendado procedimentos de saúde; hospedagem para tratamentos de saúde; Kit fraldas descartáveis e pomadas de assadura; odontomóvel; auxílio financeiro; facilidades para aquisição de fardas, armas, medicamentos, assistência jurídica, entre outros.

Mais de 16 mil policiais militares do Pará são associados do Fundo de Assistência Social, que é uma organização de referência na prestação de serviços que beneficiam os militares da polícia e bombeiro. Foto: Ag. Pará

“O FASPM tem políticas de assistência quem fazem a diferença na vida dos associados nos momentos mais difíceis. Tentamos buscar juntos saídas para as fragilidades, reconhecendo os direitos. O serviço social aqui tem o caráter de legitimação de direitos, a partir de um atendimento humanizado, que faça com que os militares se sintam acolhidos. Temos toda uma retaguarda de recursos para as estratégias de enfrentamento das dificuldades dos policiais, para que, em caso de acidentes, consigam retomar uma vida mais próxima possível de antes”, destaca a tenente coronel Sandra Leite, assistente social do FASPM.

SERVIÇO

Para se associar, o policial pode se dirigir pessoalmente à sede do Fundo ou acessar o site oficial da entidade (LINKAR http://www.faspm.pa.gov.br/) para preencher um requerimento solicitando a adesão. Os documentos necessários são RG Militar, contracheque e comprovante de residência. O FASPM está localizado na travessa 9 de Janeiro, nº 2600, esquina com a rua Eng. Fernando Guilhon, ao lado do Batalhão de Choque da PM, bairro Cremação, em Belém. Mais informações: (91) 3323-0070.