No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a população de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, será beneficiada com a inauguração de um novo viaduto na rodovia BR-316, no cruzamento com a Alça Viária. A obra, realizada pelo Governo do Pará por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), visa oferecer mais mobilidade para os moradores e para todos que transitam entre a capital e a região, integrando-se ao sistema BRT Metropolitano para garantir melhor fluidez no tráfego e maior qualidade de vida.
“A BR-316 é a principal via de acesso à Região Metropolitana de Belém e um dos trechos mais movimentados do Brasil, com cerca de 80 mil veículos circulando diariamente. A construção deste viaduto melhorará o acesso à rodovia e, juntamente com os novos viadutos, será fundamental para a operação do BRT Metropolitano, oferecendo mais segurança nos cruzamentos”, explica Adler Silveira, secretário de Infraestrutura e Logística e responsável pelo NGTM.
A obra teve início com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Helder Barbalho, em 14 de novembro de 2023, e foi concluída um ano depois, antes do prazo estipulado. Aproximadamente 200 profissionais, entre diretos e indiretos, participaram da execução do projeto.
“A estrutura do viaduto possui 720 metros de extensão, 14 metros de largura e 5,5 metros de altura, contando com nove pilares e 12 vigas de sustentação, permitindo a passagem de veículos leves e pesados”, detalha Emanuele Gaia, engenheira fiscal do NGTM.
O novo viaduto permitirá que motoristas que vêm da Alça Viária sigam diretamente para Belém, sem a necessidade de fazer retorno, e também facilitará o acesso de motoristas de Marituba para a Alça Viária, agilizando o trajeto.
Os moradores da região aprovaram a obra. “Vai melhorar 100%. Com os novos acessos, o trânsito vai fluir melhor. Moro na Alça Viária há 17 anos e pegar o retorno era um problema. Agora, vai ser bem mais fácil”, afirma Waldirene dos Passos. “Vai ajudar a desafogar o trânsito. O desvio será mais rápido para quem está saindo de Marituba. Vai melhorar bastante”, comemora Alisson Rocha, agente de viagens.
Além da utilidade prática, as rampas do viaduto se transformaram em um mural de arte com a temática “floresta na COP 30”. O artista paraense Moisés Oliveira, residente de Marituba, foi o responsável pela pintura, retratando a fauna e flora amazônica. Ele expressa seu entusiasmo: “Como artista e morador de Marituba, vejo a importância dessa obra para abrir novas oportunidades, tanto para mim quanto para os jovens aos quais ensino. O graffiti é uma forma de inclusão e diversidade, e estou muito grato por contribuir com o desenvolvimento dessa arte no município.”
O Governo do Estado também está construindo outro viaduto na BR-316, no cruzamento com a avenida Independência, que já está 62% concluído. Esses viadutos, junto ao viaduto Ananin, entregue em 2023, e outros que estão em construção, como os da avenida Mário Covas, visam melhorar ainda mais a mobilidade na região.