O fotojornalista Wagner Almeida, do Diário do Pará, vai representar o Pará na final nacional da décima edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que ocorrerá na sexta, 24, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
Ele venceu a etapa estadual na categoria fotojornalismo, em agosto, com o trabalho “Muito além do lucro, mudanças de vidas”, inscrito na premiação junto com os colegas Diego Monteiro, Carlos Gondin, Octávio Cardoso e Carla Azevedo, que produziram o material até sua publicação.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo busca reconhecer os trabalhos dos profissionais de imprensa que divulgam notícias para fortalecer o empreendedorismo e os pequenos negócios, em diferentes veículos de comunicação. Wagner Almeida, representante da equipe, destacou a importância de ser um dos finalistas na premiação nacional.
“Concorrer a um prêmio de nível nacional abre muitas portas, oferece maior visibilidade e o fato de ser o único que está concorrendo na região Norte nessa categoria, trazer esse prêmio vai ser importante para mim, como profissional e pessoa, mas também para o meu ambiente de trabalho e as pessoas que estiveram envolvidas no projeto”.
Sobre as fotos vencedoras e que concorrem nacionalmente, Wagner procurou mostrar a realidade de pessoas que trabalham com o empreendedorismo social no Pará por meio de aplicativos de celular. “Eu tentei extrair o melhor dos personagens que estavam atuando em seus trabalhos. Esse tipo de fotojornalismo acaba dando visibilidade para mostrar como o trabalho dessas pessoas é importante para a sociedade”.
Os vencedores nacionais da 10ª edição do PSJ irão receber troféus, certificados e equipamentos de trabalho de última geração.
Recorde de inscrições
O PSJ ocorre anualmente e é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Em 2023, o estado do Pará bateu recorde de inscritos, ao todo foram 128 trabalhos dos municípios de Altamira, Ananindeua, Barcarena, Belém, Itaituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas e Santarém, colocando o estado em 3° lugar no ranking nacional, ficando atrás somente de São Paulo e Minas Gerais, e liderando o número de inscritos nas regiões norte e nordeste.