Em andamento desde as 11h desta quarta-feira, 13 de agosto, no prédio de Economia Criativa do Parque da Cidade, o 27º Fórum Nacional dos Governadores, que excepcionalmente está sendo realizado em Belém como um pré-evento da 30ª Conferência das Partes, a COP30, deve ser encerrada no início da tarde com a apresentação de uma carta sobre o posicionamento subnacional do Brasil para apresentação na programação da ONU em novembro.
Representantes de pelo menos 19 estados brasileiros participam da programação na capital paraense neste momento, que é feita a portas fechadas, sem o acesso da imprensa. Além de André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30, e de Kaline Costa, secretária-executiva do Fórum Nacional de Governadores, estão presentes também o anfitrião desta edição do Fórum, o governador Helder Barbalho (MDB) e governadores ou vices de outros 18 estados – além da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), e do presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Francisco Melo, o “Chicão” (MDB).
“A COP é em Belém, na Amazônia, mas é do Brasil. Posiciona a floresta no centro das discussões”, declarou o governador paraense durante a reunião – em um trecho de seu discurso liberado à imprensa, que aguarda o desenrolar do encontro em outros ambientes do prédio de Economia Criativa do Parque da Cidade. Antes de reunir a portas fechadas, Helder falou com os repórteres.
“Agradeço aos 22 estados presentes com governadores e vices. Agradeço ao presidente da COP pela oportunidade de apresentar aos governadores do Brasil as estratégias diplomáticas e ambientais do governo brasileiro, de debater a participação de estados subnacionais em discussões durante a COP. Ao fim, cada governador fará sua fala e vamos elaborar, em conjunto, uma carta a ser assinada por todos a respeito do posicionamento subnacional do país para a Conferência do Clima”, anunciou Helder Barbalho.
O governador do Espírito Santo e presidente reeleito do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande (PSB) também falou com a imprensa antes da reunião. Por mais de uma vez, reforçou que está em Belém para conhecer a estrutura que sediará a COP30.
“Parece ser muito apropriado. Nossa expectativa é por um evento grandioso. Estamos correndo atrás de alguns prejuízos, necessidades, as obras estão acontecendo. Nem tudo ficará pronto, serão necessárias algumas adaptações para que a COP possa acontecer, mas com a ajuda e esforço de todo mundo será um importante evento. Aquilo que está fora do lugar, em termos de acomodação, vai ficar no lugar. Acho que se chegará a um ponto de equilíbrio. Estou confiante, todo mundo quer que essa seja a COP da implementação”, declarou o governador capixaba.
Embora o governador do Pará tenha dito, durante a coletiva, que são 22 representantes de estados brasileiros presentes, a Secretaria Executiva do Fórum confirmou apenas 19:
1) Gladson Camelí, Governador (Acre);
2) Ronaldo Lessa, Governador em exercício (Alagoas);
3) Clécio Luís, Governador (Amapá);
4) Wilson Lima, Governador (Amazonas);
5) Jade Romero, Vice-Governadora (Ceará);
6) Renato Casagrande, Governador (Espírito Santo);
7) Daniel Vilela, Vice-Governador (Goiás);
8) Mauro Mendes, Governador (Mato Grosso);
9) Barbosinha, Governador em exercício (Mato Grosso do Sul);
10) Helder Barbalho, Governador (Pará);
11) Lucas Ribeiro, Vice-Governador (Paraíba);
12) Raquel Lyra, Governadora (Pernambuco);
13) Cláudio Castro, Governador (Rio de Janeiro);
14) Fátima Bezerra, Governadora (Rio Grande do Norte);
15) Gabriel Souza, Vice-Governador (Rio Grande do Sul);
16) Sérgio Gonçalves, Vice-Governador (Rondônia);
17) Felicio Ramuth, Vice-Governador (São Paulo);
18) Fábio Mitidieri, Governador (Sergipe);
19) Wanderlei Barbosa, Governador (Tocantins).