Um vídeo que circula pela internet mostrando fumaça saindo debaixo de uma estrada de terra cheia de rachaduras assusta quem assiste, sem entender como ocorre o fenômeno. A gravação foi feita pelo indígena Munduruku Ozinaldo Akay, e mostra a situação em Jacareacanga, no sudoeste paraense. O jovem gravou o vídeo a caminho de sua aldeia como forma de retratar a seca na região.
O Pará registrou 16.682 focos de incêndio neste mês de setembro de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quase o dobro do contabilizado no mesmo período do ano passado. Alvalá Plinio, pesquisador do órgão, explica que trata-se de “fogo subterrâneo”, que ocorre em região de turfa, uma camada de material orgânico formado pela decomposição que fica centímetros abaixo da terra — e tem lenta degradação. Em épocas de seca, esse material fica suscetível ao fogo. O fenômeno é raro e muitas vezes não apresenta chamas. Por essa razão, são de difícil detecção.
A ação humana ao queimar mato ou lixo em uma região com turfa, também pode causar esse tipo de evento: o fogo se alastra por debaixo da terra. Em ambos os casos a fumaça pode aflorar em alguns pontos, assim como o próprio fogo.
com informações da CNN Brasil