OPERAÇÃO VERÃO

Fiscalização integrada reforça segurança nos rios e ilhas de Belém no início de julho

As ações de fiscalização e prevenção nos rios da Região Metropolitana de Belém foram intensificadas no primeiro fim de semana de julho.

Fiscalização integrada reforça segurança nos rios e ilhas de Belém no início de julho Fiscalização integrada reforça segurança nos rios e ilhas de Belém no início de julho Fiscalização integrada reforça segurança nos rios e ilhas de Belém no início de julho Fiscalização integrada reforça segurança nos rios e ilhas de Belém no início de julho
Fiscalização integrada reforça segurança nos rios e ilhas de Belém no início de julho

Pará - As ações de fiscalização e prevenção nos rios da Região Metropolitana de Belém foram intensificadas no primeiro fim de semana de julho. A operação abrange ilhas, balneários, portos e marinas, com foco na regularização de bares, restaurantes e embarcações, garantindo a segurança de frequentadores e moradores ribeirinhos.

Coordenadas pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLu), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), as ações contam com o apoio da Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu), Companhia Independente de Policiamento Fluvial (CIPFlu) e órgãos federais, estaduais e municipais, dentro da Operação Verão 2025, que vai até 4 de agosto.

Segundo o secretário Ualame Machado, a operação prioriza a Região Metropolitana de Belém, com patrulhamento nas ilhas do Combu, Cotijuba, Outeiro, entre outras. Uma lancha-base funciona como delegacia móvel próxima à Praça Princesa Isabel, reunindo equipes e embarcações para abordagens e fiscalizações de motos aquáticas, embarcações e estabelecimentos.

O policiamento fluvial seguirá reforçado todas as sextas, sábados e domingos de julho, com 7 embarcações e 26 agentes patrulhando rios, portos e ilhas, garantindo agilidade no atendimento de ocorrências.

O coordenador do GFLu, Tenente Coronel Bruno Anaissi, explica que o fluxo de visitantes nas ilhas aumenta aos finais de semana, e as ações visam preservar a ordem, prevenindo acidentes e promovendo segurança para turistas, ribeirinhos e trabalhadores.

Entre sexta (4) e domingo (6), foram fiscalizados 5 bares e restaurantes, 15 embarcações e 44 motos aquáticas — com duas notificações por falta de documentação e uma apreensão por excesso de passageiros pela Marinha.

Na sexta-feira, em ação conjunta com as Polícias Militar e Civil, Artran e Marinha do Brasil, uma embarcação com destino a Oeiras do Pará foi apreendida por irregularidades administrativas.

A Operação Verão conta com a integração do GFLu, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Agência Estadual Reguladora de Transportes, Guarda Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana e Marinha do Brasil.