Uma fiscalização no Rio Amazonas, realizada, no domingo (21), apreendeu mais de 69 mil unidades de bebidas. Foram 65.250 cervejas em lata, 3.790 refrigerantes e 480 energéticos.
A ação ocorreu, na altura do município de Juruti, no oeste estadual, pela coordenação de controle de mercadorias em trânsito do Tapajós, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). A mercadoria estava num embarcação de passageiros, desacompanhada de documento fiscal.
O valor da carga foi avaliado em R$ 157.370,00. Foram lavrados quatro Termos de Apreensão e Depósito (TADs) cobrando imposto e multa, que totalizaram R$ 84.979,80.
De acordo com o coordenador da unidade fazendária do Tapajós, Maycon Freitas, é comum a ocorrência de trânsito de mercadoria em embarcações naquela região, e, muitas vezes, o fisco estadual localiza cargas que viajam sem o documento fiscal.
As lanchas garantem grande parte do nosso trabalho de fiscalização fluvial, pois fazemos abordagens de embarcações no rio ou então deslocamos pelo rio até os portos”, informou o fiscal de receitas estaduais, Maycon Freitas.