Trayce Melo
O primeiro final de semana das férias escolares, sábado (01) e domingo (02), deve ser de tempo instável no Pará. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia do Pará (Inmet/Pará), o tempo nos principais balneários do estado deve ser de manhãs ensolaradas e no período da noite muita nebulosidade e chuvas leves a moderadas com curta duração.
O mês de julho, na região amazônica, é marcado pela redução das chuvas e altas temperaturas. Quem procurar as praias e balneários na Região Metropolitana de Belém (Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba) e no nordeste do Pará (Salinas, Ajuruteua, Bragança e Capanema) deve estar preparado para períodos de sol, com tempos chuvosos ao final da tarde e início da noite.
“Além da redução das chuvas, o verão amazônico ainda é marcado pelas altas temperaturas na região, por conta dos baixos índices pluviométricos São esperadas chuvas dentro do normal, já que em média deve chover 150 milímetros nestas regiões”, pontua o meteorologista do Inmet/Pará, José Raimundo.
As temperaturas mais altas devem ocorrer com mais frequência na Região Metropolitana de Belém, segundo o Inmet/Pará. Com máxima de 32º a 34º C e mínima de 22,5º a 24º C. Já na região litoral, próximo de Salinas, Ajuruteua, Bragança e Capanema a máxima é de 31º a 33ºC e mínima de 23º a 25º C.
O meteorologista explica que na região litoral é constante a ventilação, são poucas horas que o vento é calmo. “No período da tarde tem aquelas brisas com o vento soprando sempre do oceano para o continente. Quem está na praia, o ar quente vem e a umidade com o vento retira o calor do corpo. Essa constância de vento não deixa que tenha a temperatura mais alta. Em Belém é outra situação, além de estar 150 km longe do oceano. As brisas que chegam aqui ficam mais fracas, enquanto na beira da praia o vento tem uma velocidade média de 15 a 20 km por hora, aqui em Belém é de 3 a 5 km por hora”, explica.
“A região de Belém tem uma questão da vegetação. Nas áreas que têm maior vegetação a temperatura é menor do que as dos bairros que têm mato desnudo. Já não existem tantas árvores. Por conta disso a temperatura devido primeiramente pelo vento está mais fraco, ela aumenta mais e chega a 34.5º C e deve chegar nesses dias também com esse variar entre 32.5 a 34.5º C, podendo passar um pouquinho”, conclui José Raimundo.