Pará

Fies oferta mais de 3,6 mil vagas no Pará; inscrições no fim

Programa de renegociação de dívidas do Fies já teve mais de 351 mil acordos firmados. Prazo de adesão foi adiado para 31 de dezembro de 2024 e descontos podem chegar a 99%
Programa de renegociação de dívidas do Fies já teve mais de 351 mil acordos firmados. Prazo de adesão foi adiado para 31 de dezembro de 2024 e descontos podem chegar a 99%

Ministério da Educação (MEC) oferta 67.301 vagas no processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em 1.260 instituições de educação superior participantes do programa. Em um comparativo entre os estados com maior número de ofertas para o Fies, a lista é liderada por São Paulo, com 10.412 vagas. Em seguida, estão Bahia, com 7.477, e Minas Gerais, com 7.068.  O Pará oferta 3.622 vagas.

A partir dessa edição, 50% das vagas do Fies serão reservadas para o Fies Social, voltado a estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo. 

Inscrições –As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fies são gratuitas e podem ser realizadas até esta segunda-feira, 18 de março, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico concorrerão às vagas reservadas para o Fies Social. Esse grupo também poderá financiar até 100% dos encargos educacionais. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 21 de março.  

Fies SocialInstituído pela Resolução nº 58/2024 e regulamentado pela Portaria nº 167/2024, o Fies Social visa retomar o papel social do Fundo de Financiamento Estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.   

Fies O Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do programa, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).