O fim de ano promete uma sequência de feriados nacionais e municipais que devem movimentar o turismo, o comércio e a rotina dos trabalhadores. Novembro e dezembro vêm recheados de datas comemorativas que, dependendo da folga concedida, podem render mais dias estendidos para muitos brasileiros.
Em novembro, o calendário será generoso. O mês começa com o Dia de Finados (2 de novembro), feriado nacional que cai em um domingo. Na sequência, vêm o Dia da Proclamação da República (15 de novembro), que este ano será em uma sábado, e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), quinta-feira, feriado reconhecido oficialmente em diversos municípios brasileiros.
Em Belém, nos dias 6 e 7 de novembro, quinta e sexta-feira, será feriado municipal, segundo a Lei nº 10.212/2025, sancionada pela Prefeitura. Há também a programação oficial da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que será realizada em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro.
Dezembro também reserva boas oportunidades de descanso e celebração. O Dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro). Já o Natal (25 de dezembro), na quinta-feira, deve encerrar o ciclo de folgas do ano com clima de confraternização, antecedendo o Réveillon (1º de janeiro) na semana seguinte, também quinta-feira.
NOVEMBRO
2/11 – Dia de Finados (domingo)
6/11 e 7/11 – feriado em Belém sobre a COP 30 (quinta e sexta-feira)
10/11 a 21/11 – Realização da COP 30 em Belém (de segunda até uma sexta-feira)
15/11 – Dia da Proclamação da República (sábado)
20/11 – Dia da Consciência Negra (quinta-feira)
DEZEMBRO
8/12 – Dia de Nossa Senhora da Conceição (segunda-feira)
25/12 – Natal (quinta-feira)
26/12 – Ponto facultativo (Natal)
Editado por Clayton Matos